Vendas do varejo acumulam alta de 2,9% nos últimos 12 meses no Acre, diz IBGE


Se comparar janeiro deste ano com o de ano passado, o volume de vendas do comércio varejista no estado foi de 8,1%. Vendas do varejo acumulam alta de 2,9% nos últimos 12 meses no Acre, diz IBGE
Reprodução/Rede Amazônica Acre
O volume de vendas do comércio varejista acumula, nos últimos 12 meses, uma alta de 2,9%, segundo dados divulgados da Pesquisa Mensal de Comércio feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia mais:
Após registrar 3ª maior alta do país, Acre tem queda de 1,2% nas vendas do comércio em novembro
Em janeiro de 2023, o volume de vendas do comércio varejista no Acre subiu 1% frente ao mês imediatamente anterior na série com ajuste sazonal. Se comparar janeiro deste ano com o de ano passado, o volume de vendas do comércio varejista no estado foi de 8,1%.
A alta em janeiro teve contribuição sobretudo das atividades de tecidos, vestuário e calçados e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que vem com trajetória de recuperação após alguns meses com queda na margem.
Já o comércio varejista ampliado, que que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo, o volume de vendas subiu, entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023, 12,9% – o terceiro maior para o período. No acumulado de 12 meses essa variação foi para 2%.
Os indicadores da Pesquisa Mensal de Comércio permitem acompanhar o comportamento do comércio varejista no país e mostra resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado. A técnica de coleta utilizada é o preenchimento de um formulário eletrônico e no papel, além de entrevista pessoal.
VÍDEOS: g1

Adicionar aos favoritos o Link permanente.