Semana da Inconfidência reúne programação inédita para celebrar a data em cidades históricas de MG


Ouro Preto e Tiradentes sediam eventos em novo projeto no estado, com atrações culturais e cívicas. Ouro Preto sedia cerimônia de entrega da Medalha da Inconfidência
Reprodução/TV Globo
O governo de Minas lançou uma programação inédita para celebrar a Inconfidência Mineira. As mais de 100 atividades integram um projeto inédito, com eventos a partir da próxima sexta-feira (14), nas cidades de Ouro Preto, na Região Central; e Tiradentes, no Campo das Vertentes.
O evento reúne mobilizações culturais em memória à ocasião, atos cívicos e agendas oficiais de Estado. Com a temática “A liberdade mora em Minas”, a iniciativa pretende desenvolver a cultura, o turismo e a economia criativa nas duas cidades históricas. É também um marco para o legado da Inconfidência Mineira, segundo o governo.
A tradicional entrega das medalhas da Inconfidência será realizada no dia 21 de abril, em Ouro Preto, no Centro de Convenções. A Praça Tiradentes ainda sediará uma cerimônia oficial, com a presença do governador Romeu Zema (Novo).
A cidade ainda terá atrações descentralizadas, contemplando diversos bairros e distritos. Contadores de histórias e escritores farão apresentações, além de artistas do cenário musical, como Flávio Venturini, Cláudio Venturini, Lô Borges e Telo Borges, com o show “Quatro Estações”. Conferências, exposições e mostras também compõem o calendário em Ouro Preto.
Em Tiradentes, os atos cívicos com hasteamento de bandeiras, desfiles de escolas municipais fazem parte da programação, junto com a apresentação da banda do Exército.
Há celebração da gastronomia mineira, tendo queijos, cafés e quitandas como protagonistas. O violeiro Chico Lobo e outras intervenções teatrais invadem a cidade.
Na próxima quarta-feira (19), será realizado o Banquete da Inconfidência, quando 25 restaurantes fazem a doação de pratos típicos da comida mineira para servir até mil pessoas, em uma mesa de 200 metros, disposta na Rua Direita.
As atividades serão realizadas em parceria com as prefeituras de Ouro Preto e Tiradentes.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.