• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

G1 transmite ao vivo missa de Santo Expedito para toda região nesta quarta-feira; VEJA OS BASTIDORES


Com envolvimento de diversos setores da TV Fronteira, celebração ao santo das causas urgentes e aos 65 anos do município poderá ser acompanhada pela internet no dia 19 de abril. Equipe da TV Fronteira se prepara para transmissão ao vivo pelo g1 da missa de Santo Expedito nesta quarta-feira (19)
Murilo Zara
A festa litúrgica e o aniversário de Santo Expedito (SP) serão comemoradas nesta quarta-feira (19) e o g1 Presidente Prudente e região transmite a missa ao vivo em ação de graças pelos 65 anos do município, a partir das 9h45.
Para que os fiéis tenham acesso à transmissão em tempo real e de qualidade, o envolvimento de diversos setores da TV Fronteira é essencial neste trabalho.
São discussões, reuniões, alinhamento, pilotos e muita tecnologia envolvida em 2023, tudo para que o sinal chegue até dispositivos como celulares, computadores e tablets com excelência e sem interrupções..
Para o gerente de jornalismo da TV Fronteira, Luís Augusto Pires Batista, a transmissão ao vivo da missa de Santo Expedito é importante para o jornalismo regional e de aperfeiçoamento do processo, já que antes a captação de imagens era feita pela igreja e hoje, a emissora tem domínio sobre o produto.
“A gente tomou a decisão de fazer uma transmissão com a nossa própria estrutura, com a nossa própria equipe para ter mais conteúdo, a gente fazer uma coisa mais jornalística e ao mesmo tempo começar a aprimorar a técnica de fazer transmissões ao vivo”, comenta Batista.
Ainda de acordo com o gerente de jornalismo, os investimentos nesse tipo de cobertura devem aumentar, já que “é de qualidade para o g1 e as pessoas em toda a região podem acompanhar o que está acontecendo em Santo Expedito no dia do santo”, destaca.
Tecnologia para enfrentar barreiras
Para que tudo funcione perfeitamente, desde a comunicação dos profissionais até a transmissão da missa do santo das causas urgentes, são essenciais a logística e equipamentos afinados.
Segundo o gerente de tecnologia e dados da TV Fronteira, Ítalo Marcelo Costa, a infraestrutura montada será física e virtual, para receber o sinal direto de Santo Expedito. “Nossas câmeras serão conectadas por um dispositivo de captação de imagem na nuvem. Essas imagens vêm até o nosso switcher, que é o centro de recepção de sinal, o jornalismo faz a operação de corte e a gente sobe isso para o virtual da Globo e as imagens ficam disponíveis para o nosso telespectador”, explica.
“A transmissão é sempre pensando na qualidade, nosso sinal é robusto, feito por internet, mas mantendo o padrão de sempre, prezando pela qualidade de áudio e vídeo para o nosso telespectador”, enfatiza Costa.
Equipe da TV Fronteira se prepara para transmissão ao vivo pelo g1 da missa de Santo Expedito nesta quarta-feira (19)
Luís Augusto Pires Batista
Jornalismo e histórias de fé
A transmissão deste ano conta com três apresentadores, Thiago Rodrigues e Murilo Zara acompanham a missa e Bruna Bachega traz informações direto do Santuário, ainda em construção. Momento este de levar profissionalismo à frente das câmeras, além de contar com a sensibilidade do dia e contar histórias emocionantes.
“Esse é um momento de fé muito forte, que é a missa de Santo Expedito, no dia de Santo Expedito. A gente sabe que é um santo que tem uma devoção muito grande em todo país e até fora. Nem todas as pessoas têm a possibilidade de acompanhar essa missa ao vivo, vir a Santo Expedito, ainda mais dia de semana, a gente sabe que muita gente trabalha, não consegue, mas pelo celular, computador consegue ter acesso”, ressalta o apresentador Murilo Zara.
Para o apresentador, cada pessoa que participa da missa tem uma história de fé, de devoção e que para ele, contar essas histórias é emocionante e gratificante.
VEJA MAIS:
Movidos pela fé: peregrinos andam mais de 30 km até chegar em Santo Expedito
Ainda em obras, Santuário de Santo Expedito recebe primeira missa nesta quarta-feira
A chefe de redação da TV Fronteira, Vivian Padovan, diz que a data é pensada com antecedência no jornalismo, “já faz parte do nosso calendário de programação anual. Essa transmissão foi feita pela primeira vez no ano passado, mas nós pretendemos que ela seja feita todos os anos”, diz.
“A nossa preocupação é de que dê tudo certo, que o sinal funcione direitinho,que de preferência seja um dia de céu aberto, de sol, não que atrapalhe a transmissão, mas facilita para que as pessoas acompanhem e fica mais bonito também. Sabemos que as pessoas que acessarem ao g1 vão acompanhar e vão gostar de poder ver a missa”, declara Vivian.
E se o jornalismo é o ato de contar histórias, em momentos como este não é difícil ver o profissional e o pessoal se combinarem. Afinal, são relatos que inspiram, emocionam e tocam a fé de cada um.
“São histórias emocionantes de devoção, de graças alcançadas, muitas vezes de pessoas que estão desesperadas e elas vão ali para buscar na fé, na intercessão de Santo Expedito um caminho. E quantas delas conseguem, porque elas retornam muitas vezes de joelhos, descalças, caminham quilômetros para estar lá e falar obrigado Santo Expedito. É impossível você ir lá e não se emocionar com as histórias”, finaliza Zara.
Equipe da TV Fronteira se prepara para transmissão ao vivo pelo g1 da missa de Santo Expedito nesta quarta-feira (19)
Murilo Zara
“Nós conseguimos atingir pessoas que às vezes não estão na região ou não teriam a possibilidade de estar naquele momento em Santo Expedito. Eu sou uma dessas pessoas, normalmente estou trabalhando e também sou devota do santo. Fico feliz de trabalhar mostrando essa missa e poder acompanhar também. Acho que a minha contribuição é poder fazer pelos outros o que eu gostaria também, de como internauta, poder assistir à missa”, reforça a chefe de redação.
Programação
Na quarta-feira, também é comemorado os 65 anos do município que leva o nome do santo. A paróquia irá realizar diversas celebrações em alusão a Santo Expedito ao longo do mês de abril.
Confira a programação para o dia 19 de abril:
10h: Missa em ação de graças pelos 65 anos do município (transmitida pelo g1);
13h: Show com Osmar Veronezzi;
14h: Procissão com saída da Igreja Matriz com destino ao santuário
15h: Missa dos Devotos e Romeiros, realizada no santuário; e
19h30: Santa Missa.
Veja a programação para o dia 21 de abril, feriado nacional de Tiradentes:
10h: Santa Missa;
15h: Missa de Ação de Graças ao encerramento das festividades alusiva ao padroeiro.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.