Segundo o Corpo de Bombeiros, produto é utilizado em radiodiagnosticos na medicina nuclear. Polícia diz que não houve derramamento de carga na pista, nem danos a recursos hídricos. Furgão com carga de material radioativo tomba na BR-153, em Morrinhos
Um furgão carregado com material radiativo tombou na BR-153, em Morrinhos, no sul de Goiás. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista perdeu o controle da direção, saiu da pista e tombou o veículo na faixa de domínio.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo o Corpo de Bombeiros, o produto identificado era o Fluor-Ipen, fluoreto de sódio (18 F), que geralmente é utilizado em radiodiagnosticos na medicina nuclear para o tratamento de cânceres.
O acidente aconteceu na segunda-feira (17), no km 642 da rodovia. A polícia explicou que não houve derramamento de carga na pista, de modo que a carga ficou dentro do veículo. Ainda de acordo com a (PRF), não ocorreram danos a recursos hídricos e não houve vítimas.
Como o nome da empresa que o furgão pertencia não foi divulgada, o g1 não conseguiu localizá-la para um posicionamento até a última atualização desta reportagem. A carga foi recolhida pelos órgãos competentes e o veículo foi liberado para o proprietário, que havia saído de São José do Rio Preto, em São Paulo, e seguia rumo a Goiânia.
LEIA TAMBÉM
Bombeiros isolam rua após denúncia de que moradora estaria guardando material químico ou radiológico em Anápolis
Césio 30 anos: Série do G1 Goiás reconta o maior acidente radiológico do mundo
Após 30 anos, vítimas do acidente com césio-137 dizem sofrer com a falta de apoios médico e financeiro
Furgão carregado com material radioativo tombou, em Morrinhos, em Goiás
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Identificação da carga
Na ocasião do acidente, o Corpo de Bombeiros foi acionado através da equipe especializada da Companhia Ambiental de Operações com Produtos Perigosos (CAOPP). No local, juntamente com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) as equipes verificaram que o produto em questão se tratava de fluoreto de sódio.
De acordo com a corporação, após os procedimentos para armazenamento e transporte, foi realizada a verificação de radioatividade, com um aparelho de verificação de radiação, contador Geiger, não sendo identificado nenhum tipo de contaminação ou radiação pelo produto. Após os procedimentos previstos, o produto ficou aos cuidados da CNEN.
Veja outras notícias da região no g1 Goiás
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Furgão carregado com material radioativo tomba na BR-153
Adicionar aos favoritos o Link permanente.