As riquezas de Juiz de Fora além de valores e cifrões A riqueza de uma cidade não está somente na economia, geração de empregos e tudo o que envolve dinheiro. A cultura, a arte e todos os seus patrimônios tornam a cidade ainda mais próspera e desenvolvida. E nesse quesito JF não decepciona! Por aqui são várias as opções de lugares, experiências, espetáculos e artistas para curtir o melhor que uma cidade tão diversa e eclética proporciona. Por isso, separamos alguns dos lugares onde é possível mergulhar no que há de melhor em cultura na cidade:
Fórum da Cultura
Localizado à Rua Santo Antônio – 1112, no Centro da cidade, o Fórum da Cultura é um espaço cultural da Universidade Federal de Juiz de Fora, que abriga vários tipos de manifestações artísticas desde 1972. No local são promovidas várias exposições de artes plásticas, além de apresentações teatrais e musicais.
Fórum da Cultura
Internet
Museu de Arte Moderna Murilo Mendes
Inaugurado em 1995 como homenagem ao poeta juiz-forano Murilo Mendes, o museu abriga uma importante coleção de arte, além da biblioteca pessoal do poeta. O prédio de concepção arquitetônica modernista fica na Rua Benjamin Constant – 790, Centro, e possui cerca de 10 mil volumes entre obras raras, manuscritos e documentos originais que compõem um dos mais expressivos acervos de Arte Moderna do Brasil.
Museu de Arte Moderna Murilo Mendes
Internet
Teatro Paschoal Carlos Magno
Uma obra de mais de 30 anos deu origem ao Teatro. Em meados de 1979 o dramaturgo carioca Paschoal Carlos Magno esteve em Juiz de Fora para assistir a uma peça do Grupo Divulgação e sugeriu ao prefeito que erguesse um teatro municipal. Francisco de Mello Reis, então prefeito da cidade, deu início a obra em 1981, mas enfrentou diversos imprevistos e embargos, chegando o empreendimento a ser considerado “elefante branco”. Mas em 2015 a obra acabou sendo concluída e de lá pra cá o teatro localizado na Rua Gilberto de Alencar – 1, Centro, recebe diversos espetáculos e exposições artísticas.
Teatro Paschoal Carlos Magno
Rafaela Frutuoso
Centro Cultural Bernardo Mascarenhas
Galerias de arte, anfiteatro, videoteca, salas de aula, espaços de realização de eventos, compõem a estrutura do CCBM. O espaço abriga diferentes manifestações artísticas e culturais de Juiz de Fora e região como: oficinas, palestras, reuniões, espetáculos de teatro e shows musicais, mostra de exposições. A antiga fábrica de tecidos Bernardo Mascarenhas, localizada na Avenida Getúlio Vargas – 200, Centro, foi transformada em 1987 em Centro de Cultura e é hoje considerado um dos patrimônios mais populares do município.
Centro Cultural Bernardo Mascarenhas
Carlos Mendonça Prefeitura/Divulgação
Museu do Núcleo Ferroviário
Inaugurado em 2003, O Museu Ferroviário de Juiz de Fora fica instalado na sede da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, na Avenida Brasil – 2001, Centro. Após um processo de revitalização e modernização, o local abriga um acervo de mais de 300 peças que contam a história da ferrovia no Brasil e no mundo, proporcionando um resgate de memórias afetivas aos visitantes. Mais do que um espaço de mergulho na história ferroviária da cidade, o museu abriga a cultura de Juiz de Fora, sendo palco para teatro, música, gastronomia, entre outras manifestações artísticas.
Museu do Núcleo Ferroviário
Gil Veloso
A lista de entidades culturais e manifestações artísticas em JF é vasta e é possível ter acesso à ela através da Funalfa. Reconhecer nossos espaços culturais é ampliar o nossos olhar sobre a arte. Abrace o que é seu.
Uma cidade muito rica: de cultura e arte
Adicionar aos favoritos o Link permanente.