• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Cavalo é resgatado em laje de casa ‘ilhada’ por enchente no litoral de SP; VÍDEO


Agentes da Prefeitura de Peruíbe (SP) e da Defesa Civil do Estado de São Paulo já resgataram mais de 60 animais em áreas atingidas pelas chuvas no município. Cavalo ‘ilhado’ por enchente é resgatado no litoral de SP
Um cavalo foi resgatado na laje de uma casa ‘ilhada’ por conta das enchentes em Peruíbe, no litoral de São Paulo. Com o salvamento deste sábado (11), a prefeitura contabilizou ao menos 60 animais retirados de situações de risco. Segundo a Defesa Civil estadual, mais de 440 pessoas ficaram desabrigadas.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com o órgão, o volume acumulado de chuva chegou a 263 mm em 24h, superior aos 236 mm esperados para janeiro. Peruíbe conta com três abrigos emergenciais para atender os desabrigados pelas inundações que atingiram a cidade entre quarta-feira (8) e quinta-feira (9).
No vídeo, registrado na manhã deste sábado (11), é possível ver o cavalo na laje de uma casa cercada por água no bairro Caraguava. O animal foi encaminhado para um abrigo, onde recebeu os devidos cuidados, segundo a prefeitura.
Cavalo foi resgatado em laje de casa no bairro Caraguava
Reprodução
Chuvas e resgates
De acordo com a prefeitura, os animais passam por acompanhamento veterinário após o resgate. O serviço inclui vermifugação, medicação e vacinação. Depois do tratamento, ainda segundo o município, eles são entregues aos tutores.
Conforme divulgado pelo governo do Estado de São Paulo, a operação conta com um centro de apoio veterinário que fornece abrigo aos animais. O local funciona em parceria com voluntários do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad) e com o Centro de Controle de Zoonoses do município.
Ainda de acordo com o governo estadual, as equipes de resgate prestam cuidados aos animais de maior porte que estavam em imóveis isolados pela chuva, como no caso do cavalo. Além disso, vacas e patos, por exemplo, recebem alimentação e água onde estão.
Prefeitura e Defesa Civil do Estado de São Paulo já resgataram mais de 60 animais em áreas atingidas
Divulgação/Defesa Civil de São Paulo
Situação de emergência
A Prefeitura de Peruíbe decretou situação de emergência devido às enchentes causadas pelas fortes chuvas. De acordo com a Defesa Civil, nove bairros sofrem com as inundações. Os mais afetados são: Caraminguava, Ribamar, Caraguava e Jardim das Flores.
Orientações
Evitar áreas de risco, como: encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos;
Manter-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas;
Redobrar a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias;
Limpar calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos;
Em casos de emergência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.