Assim como o acabamento das paredes, um piso feio influencia muito na aparência do espaço. Quando o material é considerado pouco atraente, é preciso buscas soluções práticas para valorizá-los.
De acordo com a designer de interiores, Ciça Macedo, mesmo que o piso não seja dos melhores, é possível melhorar a aparência dele sem a necessidade de passar por uma obra.
Antes de focar no piso, o ideal é embelezar o restante do espaço com uma boa iluminação e detalhes decorativos, como livros e almofadas. “Quando o resto é bonito, o seu olhar é convidado a olhar para o que é bonito”, disse Ciça. Dessa forma, o piso se torna apenas um detalhe em meio a uma decoração harmoniosa.
Para a designer, tapetes são os melhores amigos de quem deseja disfarçar pisos feios. Eles não só trazem aconchego, como também podem dividir ambientes, como salas de estar e corredores.
“Escolha tapetes que combinem com o estilo do ambiente. Para pisos estampados ou muito geométricos, opte por tecidos neutros que acalmam a estética”, recomendou.
Pisos de cerâmica ou porcelanato podem ganhar vida nova com a troca do rejunte. Segundo Ciça, substituir o rejunte antigo por um de cor similar ao piso proporciona um acabamento mais uniforme e elegante. Também é preciso investir na limpeza e no cuidado regular.
Embora pisos de madeira sejam menos problemáticos, algumas situações exigem atenção. Se o piso apresentar sinais de desgaste, a dica da especialista é lixar e aplicar um acabamento fosco ou acetinado para reavivá-lo. “Pisos de madeira bem cuidados conferem frescor e elegância ao ambiente”, comentou.
Já para quem busca uma solução definitiva e moderna, o cimento queimado é uma ótima opção. Ciça explica que o material pode ser aplicado sobre o piso original, criando uma superfície uniforme e contemporânea.
A profissional também sugeriu o uso de móveis de madeira ou pedra no lugar de itens com tampos de vidro. “Mesas de madeira, mármore ou quartzito ajudam a disfarçar o piso, criando uma ilusão de ótica ao redirecionar o foco”, pontuou.
Focando em decorar o ambiente e pensando em todos os detalhes, o piso feio deixará de ser uma dor de cabeça. Pequenas mudanças fazem toda a diferença, mesmo em orçamentos mais apertados.
Dicas para disfarçar o piso feio