A China está em alerta para o o metapneumovírus humano (HMPV), doença respiratória que afeta principalmente idosos, crianças e pessoas com sistema imunológico fraco. Os casos cresceram no norte do país, que atualmente está no inverno.
A população foi orientada pelo Centro Chinês de Controlo e Prevenção de Doenças sobre a importância de adotar medidas de saúde e higiene. Contudo, o país negou que os hospitais estão superlotados e descartou o surgimento de uma nova pandemia, como foi a da covid-19.
O que é o metapneumovírus humano?
O metapneumovírus humano (HMPV) é um vírus respiratório que causa infecções nas vias aéreas superiores e inferiores em pessoas de todas as idades.
Os mais afetados são crianças pequenas, idosos e indivíduos com o sistema imunológico comprometido, como aqueles que possuem doenças crônicas. Este grupo tem maior risco de desenvolver formas mais graves da doença, como bronquiolite ou pneumonia.
O vírus não é recente, foi identificado pela primeira vez em 2001. O HMPV pertence à família Pneumoviridae, assim como o vírus sincicial respiratório (RSV).
Transmissão e sintomas do metapneumovírus humano
A transmissão do HMPV ocorre como a covid-19 ou qualquer outra doença respiratória: através de gotículas expelidas por tosse ou espirro, contato próximo com pessoas infectadas ou ao tocar superfícies contaminadas e, em seguida, levar as mãos ao rosto.
Os sintomas mais comuns incluem:
- Tosse;
- Febre;
- Congestão nasal;
- Coriza;
- Rouquidão;
- Em casos mais graves, pode haver falta de ar e chiado no peito.
Como é o tratamento do metapneumovírus humano
Atualmente, não há vacinas ou tratamentos antivirais específicos para o HMPV. Geralmente, o tratamento é de suporte, focando no alívio dos sintomas, como febre e congestão nasal.
Em casos graves, pode ser necessária hospitalização para fornecer respiração mecânica ou outros cuidados intensivos.
O melhor a forma de vencer a doença, é evitá-la:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
- Evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Limpar e desinfetar superfícies regularmente.