Se o seu celular começou a apresentar comportamentos estranhos, como não conseguir se conectar à internet ou fazer chamadas, você pode estar sendo vítima de um hacker.
Nesse caso, é fundamental verificar imediatamente sua conta bancária, pois os criminosos podem estar tentando acessar suas finanças.
O SIM swapping é uma das fraudes digitais mais comuns da atualidade. Essa técnica permite que os estelionatários obtenham informações pessoais e acessem contas bancárias e outros serviços online, transferindo valores ou solicitando empréstimos em nome da vítima.
Sinais de que você pode ser vítima de SIM Swapping
Impossibilidade de fazer chamadas ou enviar mensagens: Se, de repente, seu celular não permite realizar ligações ou enviar SMS, isso pode indicar que seu SIM foi desativado e está sendo usado por outra pessoa.
Notificação de ativação em outro dispositivo: Caso seu provedor de telefonia te avise que o número foi ativado em outro dispositivo, isso é um alerta de que seus dados podem ter sido comprometidos.
Credenciais de acesso não funcionam: Se você não consegue acessar suas contas bancárias ou de cartão de crédito porque suas credenciais não funcionam, é hora de agir.
O que fazer em caso de suspeita?
Entre em contato com seu banco para bloquear suas contas e também com seu provedor de telefonia para denunciar a alteração do SIM card. Quanto mais rápido você reagir, menores são os riscos de perder dinheiro ou ter dados sensíveis vazados.