• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

De Voepass a morte de presidente: relembre os principais acidentes aéreos de 2024

O caso de maior impacto foi a queda do ATR-72, da Voepass, em VinhedoReprodução

Ao longo de 2024, muitos acidentes aéreos ocorreram no Brasil e também no exterior. Segundo o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), 132 pessoas morreram neste ano até outubro.

Ao todo, ocorreram 137 acidentes aéreos nos dez primeiros meses deste ano, quando os números foram atualizados pelo órgão.

O caso de maior impacto foi a queda do ATR-72 da Voepass, em agosto. A aeronave caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, no dia 9 de agosto.

A fatalidade com a aeronave da Voepass causou a morte de 62 pessoas. O laudo preliminar indicou que o congelamento das asas contribuiu para a tragédia.

Relembre outras tragédias pelo Brasil e pelo mundo:

Helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Helicóptero que caiu em Ouro Preto levava seis pessoasReprodução

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros caiu após auxiliar nas buscas do monomotor que havia caído no distrito de Ouro Preto , na Região Central de Minas Gerais. Os tripulantes da aeronave — quatro bombeiros, um médico e um enfermeiro do SAMU —, não sobreviveram.

Helicóptero encontrado em Paraibuna

O helicóptero foi encontrado em uma área de mata na cidade de Paraibuna, no Vale do Paraíba, a 120 km de distância do Campo de Marte, onde havia decolado. Os quatro tripulantes morreram.Reprodução

A aeronave decolou do aeródromo Campo de Marte (SBMT), São Paulo (SP) com destino ao heliponto Maroum (SJDO), Ilhabela, litoral norte do estado no dia 31 de dezembro de 2023, com um tripulante e três passageiros a bordo, a fim de realizar voo privado.

Durante o voo, a aeronave colidiu com a vegetação em área de mata do município de Paraibuna (SP). O helicóptero foi encontrado 12 dias depois, ou seja, em janeiro deste ano.

Queda de aeronave em Itapeva

A aeronave estava regular junto à Anac e partiu de Campinas(SP) rumo a Belo Horizonte (MG)Foto: Reprodução / Perfil Brasil

A aeronave partiu de Campinas, em São Paulo, e tinha como destino Belo Horizonte, capital mineira. O Corpo de Bombeiros informou que o avião foi visto se desintegrando no ar e caindo por volta das 10h38, na região rural de Itapeva.

Sete pessoas morreram, sendo dois empresários do setor financeiro. Seus familiares estavam na aeronave, segundo confirmação da empresa em que eles eram sócios.

Morte do presidente do Irã

Presidente falecido do Irã, Ebrahim Raisi, em frente à embaixada iraniana em BagdáAHMAD AL-RUBAYE

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e seu ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, morreram em um acidente de helicóptero. O caso ocorreu em maio devido às más condições climáticas na região, segundo informações da IRNA (Agência de notícias da República Islâmica) e da Crescente Vermelho, equivalente à Cruz Vermelha.

O helicóptero caiu entre as cidades de Varzaqan e Jolfa, situadas na província do Azerbaijão Oriental. As equipes de resgate, compostas por 40 equipes, enfrentaram dificuldades devido ao tempo nublado com vento, chuva e neblina.

Mortes no Japão

Aeronave colidiu com avião que transportava ajuda para afetados por tremorReprodução / redes sociais – 01.01.2024

Um avião da Japan Airlines pegou fogo na pista de um aeroporto de Tóquio em janeiro. Ocorreu em uma colisão entre duas aeronaves. Todos os 379 passageiros e tripulação foram evacuados, mas 17 pessoas ficam feridas e cinco acabaram morrendo.

Queda de avião em Gramado (RS)

Todos os 10 ocupantes da aeronave morreram com a queda do aviãoCorpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul/Reprodução

O mais recente acidente aéreo foi a queda de um avião de pequeno porte em Gramado, no Rio Grande do Sul, que deixou 10 mortos no último dia 22. A aeronave caiu 9h15 após sair de Canela. O destino seria Jundiaí, em São Paulo.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, o avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda atingiram uma pousada.

Além dos 10 mortos, o acidente fez com que 17 pessoas que estavam em solo precisassem receber atendimento médico após inalar a fumaça provocada pela queda da aeronave.

De acordo com a Polícia Civil, as vítimas são o empresário Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, de 61 anos, e nove familiares: a mulher, três filhas, a sogra, a irmã, o cunhado e duas crianças. 

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram uma grande área em chamas após a queda do avião.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.