Em coletiva de imprensa interna para o Grupo ND, o atual administrador do Porto de Itajaí, Dr. João Paulo, compartilhou detalhes sobre os processos relacionados à federalização. Dentre eles, os possíveis planos para a construção de um porto de passageiros em Itajaí.
Durante a entrevista, o advogado sinalizou a necessidade de um porto de passageiros já que, atualmente, quem chega à cidade por cruzeiros é recolhido com um ônibus e levado até o Centreventos local.
“Um navio de carga geral acaba dando muito mais renda para o pessoal do porto do que um de passageiros, mas o de passageiros tem prioridade na atracação. Então, nós temos que ter um porto dedicado para o receptivo de navios de passageiros”, afirmou o Dr. João Paulo.
Ele, porém, destacou que não poderia fazer anúncios referentes a obras no terminal portuário, já que isso cabe ao Governo Federal, por meio do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, a partir do pleno exercício da federalização.
Onde seria o porto de passageiros em Itajaí?
Ao ser questionado por jornalistas do Grupo ND sobre a possível localização deste porto de passageiros em Itajaí, Dr. João Paulo citou um projeto que seria ao lado da Marejada.
“O projeto que eu tenho conhecimento é ao lado da Marejada, na área que é do Porto de Itajaí, com um belo passeio, com um receptivo bonito, que já era a ideia do município fazer, ou que nós faremos, ou nós vamos buscar uma parceria privada para fazer nos moldes do que foi feito aqui em relação à Marina”, ele explicou.
Na coletiva de imprensa interna, o atual administrador do Porto de Itajaí discorreu sobre diversos outros assuntos que abrangem o processo de federalização do porto. Dentre eles, o destino dos recursos do terminal, como ficará o quadro de funcionários e a relação com o Porto de Santos.