Com a chegada do verão e o início das férias, a rede hoteleira de Florianópolis está preparada para atender turistas de diversos estados e países. De acordo com a ABIH/SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Santa Catarina), a ocupação em hotéis deve atingir 98% da capacidade nos dias próximos ao Réveillon.
Durante o Natal e no mês de janeiro, a estimativa é que a ocupação em hotéis na capital catarinense atinja a porcentagem de 95%, número superior ao que é previsto em dezembro, com 82% da capacidade.
Conforme a Prefeitura de Florianópolis, são esperados dois milhões de visitantes que devem escolher a capital catarinense para desfrutar das paisagens, praias e atrações turísticas.
“Quando chega o período de férias, muitas pessoas do Brasil inteiro querem passar o verão aqui, e nós estamos na expectativa de receber muitas pessoas nessa temporada que começa em dezembro e vai até o final de março”, disse o prefeito Topázio Neto, em entrevista ao Grupo ND.
Chegada de turistas em Santa Catarina
Conforme previsão do governo de Santa Catarina, 3,1 milhões de turistas devem chegar ao estado entre dezembro de 2024 e março de 2025. Um dos diferenciais está nas novas rotas que ligam o local a diversos pontos do mundo, como a conexão entre Florianópolis e Assunção, no Paraguai, que começou a operar na última quarta-feira (18).
Além desta conexão, o Floripa Airport também será destino de voos saindo da Europa e dos Estados Unidos. Países da América do Sul, como Chile e Uruguai, contam com rotas para a capital de SC, facilitando o deslocamento. A expectativa do governo estadual é ter um aumento de 69% no número de turistas internacionais.
Ocupação em hotéis em Florianópolis
Segundo a ABIH/SC, a expectativa da ocupação em hotéis na capital catarinense para os próximos dias é:
- Expectativa para dezembro – 82%;
- Expectativa para o Natal – 95%;
- Expectativa para o Réveillon – 98%;
- Expectativa para janeiro – 95%;
Segurança e saúde com profissionais bilíngues
Para atender as demandas daqueles que visitarão o Estado nos próximos dias, a PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina) e a Secretaria de Estado do Turismo criaram a ‘Polícia do Turismo’, com policiais bilíngues que serão identificados por braçais específicos, oferecendo atendimento aos estrangeiros. A medida procura facilitar a comunicação e reforçar a segurança em praias e balneários.
Na capital, os turistas também contam com o teleatendimento em saúde por meio do Alô Saúde Floripa. Os atendimentos são por áudio e vídeo, de forma gratuita, com cadastro no SUS (Sistema Único de Saúde). A opção está disponível todos os dias da semana, 24 horas por dia.