Explosão na sala de máquinas da embarcação causou afundamento, segundo governo russo. Navio pertencia a construtura de cargueiros militares da Rússia. Navio de carga russo afunda no mar Mediterrâneo
Um navio de carga russo chamado afundou nesta terça-feira (24) no mar Mediterrâneo por conta de uma explosão no interior da embarcação, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
O cargueiro afundou após um foco de incêndio em sua sala de máquinas, que provocou a explosão. Imagens feitas por tripulates de outra embarcação que passava perto registraram o momento em que o barco russo afunda (veja vídeo acima).
e dois de seus tripulantes ainda estão desaparecidos, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia na terça-feira.
O navio, construído em 2009, era controlado pela Oboronlogistika, uma empresa que faz parte das operações de construção militar do Ministério da Defesa da Rússia, que havia dito anteriormente que estava a caminho do porto de Vladivostok, no extremo leste da Rússia, com dois guindastes portuários gigantes amarrados ao seu convés.
O centro de crise do Ministério das Relações Exteriores disse em um comunicado que 14 dos 16 tripulantes do navio foram resgatados e levados para a Espanha, mas que dois ainda estavam desaparecidos. Não foi dito o que causou a explosão na sala de máquinas.
A embaixada da Rússia na Espanha foi citada pela agência de notícias estatal RIA dizendo que estava investigando as circunstâncias do naufrágio e estava em contato com as autoridades na Espanha.
Oboronlogistika e SK-Yug, uma empresa listada pela LSEG como parte do grupo e proprietária e operadora direta do navio, se recusaram a comentar sobre o naufrágio. Ambas as entidades foram colocadas sob sanções pelos Estados Unidos em 2022 por seus laços com os militares da Rússia, assim como o próprio Ursa Major.
Imagens de vídeo não verificadas do navio fortemente inclinado para o lado de estibordo com sua proa muito mais baixa na água do que o normal foram filmadas em 23 de dezembro por um navio que passava e publicadas no canal de notícias russo life.ru na terça-feira.
O Serviço de Resgate Marítimo da Espanha disse que recebeu um sinal de socorro do Ursa Major na segunda-feira quando ele estava localizado a cerca de 57 milhas da costa de Almeira.
Ele disse que contatou um navio próximo que relatou más condições climáticas, um bote salva-vidas na água e disse que o Ursa Major estava inclinado para o lado de estibordo.
Duas embarcações e um helicóptero foram enviados ao local e os 14 tripulantes sobreviventes levados para o porto espanhol de Cartagena.
Ele citou a tripulação dizendo que o navio estava carregando contêineres vazios, bem como os dois guindastes portuários no convés.
Um navio de guerra russo chegou mais tarde ao local, disse, e assumiu o comando das operações de resgate.
Um navio de carga russo chamado afundou nesta terça-feira (24) no mar Mediterrâneo por conta de uma explosão no interior da embarcação, segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
O cargueiro afundou após um foco de incêndio em sua sala de máquinas, que provocou a explosão. Imagens feitas por tripulates de outra embarcação que passava perto registraram o momento em que o barco russo afunda (veja vídeo acima).
e dois de seus tripulantes ainda estão desaparecidos, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia na terça-feira.
O navio, construído em 2009, era controlado pela Oboronlogistika, uma empresa que faz parte das operações de construção militar do Ministério da Defesa da Rússia, que havia dito anteriormente que estava a caminho do porto de Vladivostok, no extremo leste da Rússia, com dois guindastes portuários gigantes amarrados ao seu convés.
O centro de crise do Ministério das Relações Exteriores disse em um comunicado que 14 dos 16 tripulantes do navio foram resgatados e levados para a Espanha, mas que dois ainda estavam desaparecidos. Não foi dito o que causou a explosão na sala de máquinas.
A embaixada da Rússia na Espanha foi citada pela agência de notícias estatal RIA dizendo que estava investigando as circunstâncias do naufrágio e estava em contato com as autoridades na Espanha.
Oboronlogistika e SK-Yug, uma empresa listada pela LSEG como parte do grupo e proprietária e operadora direta do navio, se recusaram a comentar sobre o naufrágio. Ambas as entidades foram colocadas sob sanções pelos Estados Unidos em 2022 por seus laços com os militares da Rússia, assim como o próprio Ursa Major.
Imagens de vídeo não verificadas do navio fortemente inclinado para o lado de estibordo com sua proa muito mais baixa na água do que o normal foram filmadas em 23 de dezembro por um navio que passava e publicadas no canal de notícias russo life.ru na terça-feira.
O Serviço de Resgate Marítimo da Espanha disse que recebeu um sinal de socorro do Ursa Major na segunda-feira quando ele estava localizado a cerca de 57 milhas da costa de Almeira.
Ele disse que contatou um navio próximo que relatou más condições climáticas, um bote salva-vidas na água e disse que o Ursa Major estava inclinado para o lado de estibordo.
Duas embarcações e um helicóptero foram enviados ao local e os 14 tripulantes sobreviventes levados para o porto espanhol de Cartagena.
Ele citou a tripulação dizendo que o navio estava carregando contêineres vazios, bem como os dois guindastes portuários no convés.
Um navio de guerra russo chegou mais tarde ao local, disse, e assumiu o comando das operações de resgate.