Um redemoinho de vento assustou moradores e clientes que estavam em um mercado na rua Marechal Deodoro, no bairro Maria Goretti, em Chapecó, Oeste de SC. O fenômeno natural foi registrado na segunda-feira (23), por volta das 16h.
Proprietário relata os estragos no mercado após redemoinho de vento
Em entrevista ao portal ND Mais, o proprietário do mercado, Valdecir Piran, descreveu que o redemoinho se formou e foi contra o mercado erguendo o telhado.
Segundo ele, parte do telhado foi levado pelo vento. “Durou apenas alguns segundos, mas foi o suficiente para causar estragos”, disse.
“Hoje, dia 24, que seria um dia de comemorar estamos aqui trabalhando, além de consertar o estrago, quebrou tudo, virou tudo em pedacinho. O redemoinho veio e foi sumindo devagarinho”, detalhou Valdecir.
Na hora do fenômeno, o mercado estava cheio de clientes, que, assustados, saíram correndo. Apesar do susto, felizmente, ninguém se feriu.
Proprietário do mercado, Valdecir Piran. – Foto: Daiane Carolina/ND
De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, o fenômeno natural é um Dust Devil, um tipo de redemoinho de vento que ocorre devido à baixa pressão térmica nas camadas inferiores da atmosfera combinada ao cisalhamento* do vento, formando um cone em espiral.
“Esse tipo de evento é comum em períodos de clima seco e quente, como os observados nesta época do ano”, esclareceu.
Scheuer explicou que o redemoinho se forma quando o solo aquece significativamente em um determinado ponto, criando correntes ascendentes de ar quente.
“Quando o vento fraco em superfície se combina com essas correntes, o movimento em espiral é gerado. A baixa umidade relativa do ar também contribui para a formação e sustentação do fenômeno, que é geralmente de curta duração, desfazendo rapidamente”, acrescentou.
Embora os Dust Devils geralmente causem danos leves, Scheuer pontuou que alguns podem alcançar velocidades superiores a 130 km/h e são classificados nas categorias F-0 ou F-1 da Escala Fujita. “Mesmo assim, eles não se mantêm ativos por muito tempo”.
Qual a diferença entre um redemoinho de vento e um tornado?
Piter esclareceu que nessa região do Oeste do Estado possui condições específicas de calor, baixa umidade e pressão. A pressão atmosférica quando fica baixa, tem um levantamento do ar quente em superfície e o ar frio desce, então acaba existindo uma troca de movimentos de ar.
A diferença entre um tornado e um redemoinho é que um tornado é um fenômeno baseado no ar, enquanto um redemoinho é um fenômeno baseado na terra.
É comum confundir redemoinhos de vento com tornados, enquanto os tornados se originam a partir de tempestades severas, geralmente envolvendo nuvens cumulonimbus e fortes interações entre massas de ar frio e quente, os redemoinhos de vento ocorrem em dias de sol intenso, sem a presença de nuvens ou tempestades.
Os tornados possuem diâmetros que podem variar de algumas dezenas de metros até 2,5 km e apresentam ventos extremamente intensos, que podem ultrapassar 400 km/h nos casos mais severos.
Por outro lado, os redemoinhos de vento, como os Dust Devils, possuem diâmetros menores e velocidades consideravelmente inferiores, além de serem limitados a regiões terrestres com condições específicas de calor e baixa umidade.
* Cisalhamento: fenômeno de deformação ao qual um corpo está sujeito quando as forças que sobre ele agem provocam um deslocamento em planos diferentes, mantendo o volume constante.