Categoria alega falta de pagamento, enquanto empresa diz que prefeitura deve quatro meses de contrato de terceirização. Prefeitura diz que está dialogando para que solução seja rápida. Ruas de Paulista, no Grande Recife, estão tomadas pelo lixo
A população do município de Paulista está sem coleta de lixo desde que os trabalhadores da limpeza urbana entraram em greve na última semana, por conta da falta de pagamento. Nesta segunda-feira (23) era possível ver que a falta de recolhimento dos resíduos está afetando as principais avenidas, ruas menores e diversos espaços públicos da cidade (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Segundo os moradores, a coleta nos bairros não acontece desde quinta-feira (19). A TV Globo circulou pelo município e constatou o problema.
A avenida Vice-prefeito José Rodrigues da Costa Filho, no bairro de Jardim Paulista Baixo, estava com vários sacos de lixo acumulados. Outro local que está tomado pelo lixo é a Feira Livre de Paratibe.
A empresa I9 Paulista Gestão de Resíduos – responsável pela coleta de lixo, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), cita uma dívida de R$ 25 milhões da prefeitura como origem do problema.
Segundo a I9, o município deve à terceirizada a quitação dos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Com o aumento do descarte de lixo nas duas últimas semanas do ano, a empresa considera que o problema pode se agravar nos próximos dias, deixando as ruas com resíduos acumulados nas festas de Natal e Ano Novo.
O contrato da I9 com a prefeitura de Paulista tem validade por 25 anos.
A prefeitura de Paulista informou à TV Globo, por meio de nota, que está conversando com a empresa para garantir que a situação seja regularizada “o mais rápido possível”, para que o serviço de limpeza urbana seja normalizado.
Lixo se acumula nas ruas do município de Paulista, no Grande Recife, por conta de greve de garis
Reprodução/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias