Levantamento foi realizado com base em dados da Receita Federal, entre os anos de 2018 e 2024. Mudança no comportamento dos consumidores é o principal motivo do crescimento.
Pixabay
O número de empresas que oferecem serviços e produtos para animais domésticos aumentou 113% nos últimos seis anos no Vale do Ribeira, interior paulista, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de São Paulo. O levantamento foi realizado com base em dados da Receita Federal, entre 2018 e março de 2024.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo o Sebrae, o número de microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas do setor aumentou de 129 para 275 na região. Para a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle dos Santos, a mudança no comportamento dos consumidores é o principal motivo do crescimento.
“Os animais de estimação passaram a ser tratados como membros da família. Todo esse cuidado, somado à crescente conscientização sobre o bem-estar animal, impulsionou a demanda por serviços especializados”.
O que diz a pesquisa?
O levantamento levou em conta os segmentos de comércio varejista de medicamentos veterinários, de animais vivos, produtos e alimentação, atividade veterinária, alojamento para pets e higiene e beleza.
De acordo com o Sebrae-SP, o mercado pet em Registro aumentou mais de 160% no período, passando de 27 para 72 estabelecimentos. Juquiá e Itariri também lideraram o crescimento. O número de empresas em Juquiá aumentou de 5 para 33 e em Itariri, de 7 para 19.
Confira o aumento do setor pet em cada cidade:
Setor pet cresce 113% no interior de SP, aponta pesquisa
Divulgação/Sebrae-SP
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos