A Receita Federal vai liberar a partir da segunda-feira (23), às 10h, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda, que estava retido na malha fina. O valor de R$ 448.962.939,71 será pago a 144.225 restituições. O pagamento deste lote será feito no dia 30 de dezembro.
Restituição do Imposto de Renda tem contribuintes priorizados
Do total, R$ 290.874.647,19 serão destinados a contribuintes com prioridade legal.
- 5.617 restituições para idosos acima de 80 anos;
- 27.264 restituições para contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 2.697 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave;
- 5.997 restituições para contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 64.089 que utilizaram a declaração pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via Pix.
O restante da restituição do Imposto de Renda inclui 7.435 restituições de contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS), e 31.126 restituições destinadas a contribuintes não prioritários.
Quem não estiver nesse lote deve continuar a acompanhar a sua situação na Receita Federal, já que continua na malha fina.
Como realizar a consulta restituição do Imposto de Renda
Para consultar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
O contribuinte deve verificar se a declaração tem algum problema, por meio do extrato de processamento. Ele deve acessar o e-CAC. Caso identifique alguma pendência na declaração, ele deve fazer a retificação, corrigindo as informações incorretas.
As informações sobre liberação das restituições, podem ser obtidas por meio de aplicativo da Receita Federal, disponível em tablets e smartphones.
Como receber o pagamento da restituição do Imposto de Renda
O pagamento de restituições é feito apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte. Há também o serviço de reagendamento, disponibilizado pelo agente financeiro BB (Banco do Brasil) pelo prazo de até um ano da primeira tentativa de crédito.
O contribuinte poderá corrigir os dados bancários para uma conta de sua titularidade. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf.
Caso prefira, o cidadão pode ligar para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones:
- Capitais 4004-0001;
- Demais localidades 0800-729-0001;
- exclusivo para deficientes auditivos0 800-729-0088.
Ao utilizar esse serviço o contribuinte deve informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após isso, deve-se aguardar nova tentativa de crédito.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
Ele deve acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.