Acordar com um pãozinho fresco todos os dias, sem precisar sair de casa, pode parecer um sonho distante. No entanto, é totalmente possível prolongar sua durabilidade e saboreá-lo como se tivesse acabado de sair do forno. Aprenda técnicas para congelar e descongelar cada tipo de pão corretamente.
Como congelar e descongelar cada tipo de pão sem perder o frescor
Primeiramente, opte por pães artesanais, feitos com massa fermentada e sem aditivos químicos, pois são mais duráveis e preservam melhor a textura e o sabor.
De acordo com o site Saber Viver, os pães artesanais melhoram a digestão, causam menos inchaço abdominal do que outros tipos de pães, melhoram a flora bacteriana e proporcionam maior saciedade e sabor.
Para o armazenamento antes do congelamento, o ideal é evitar a geladeira, pois ela acelera a desidratação do pão. O pão pode ser guardado em um saco de pano, caixa de madeira ou saco de papel, para preservar sua crocância.
Fazendo o congelamento do pão corretamente
Congele o pão artesanal em sacos plásticos próprios para freezer. Especialistas recomendam cortar o pão em fatias antes de congelar, para que, ao descongelá-lo, seja possível retirar apenas o necessário para uma refeição, evitando desperdícios.
Para evitar que as fatias grudem, pode-se colocar papel manteiga entre elas, o que também facilita o descongelamento.
Ao descongelar os pães evite o micro-ondas, pois geralmente deixa o pão com uma textura emborrachada. O mais apropriado é usar a torradeira, forno ou frigideira para recuperar a textura crocante.
Após descongelado, os pães não devem voltar ao freezer. Após a compra de mais pães, o ideal é congelá-los imediatamente para garantir uma melhora qualidade.