• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Nova frente fria deve trazer chuva volumosa para a região de Rio Preto nesta sexta-feira e sábado


Segundo a Defesa Civil, a chuva ocorrerá de modo generalizado no estado e virá acompanhada de raios e rajadas de vento; confira alguns cuidados para evitar transtornos. Chuva registrada em São José do Rio Preto (SP)
Reprodução/WhatsApp
A Defesa Civil do Estado informou que uma nova frente fria trará chuva para São Paulo nesta sexta-feira (20) e sábado (21). A região de São José do Rio Preto (SP), assim como as de Campinas (SP) Vale do Paraíba (SP) e Litoral Norte, pode ter um volume maior de chuva.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
De acordo com o órgão, a chuva ocorrerá de modo generalizado no estado e virá acompanhada de raios e rajadas de vento. Na faixa leste de SP, as precipitações serão moderadas, o que coloca em atenção o litoral paulista, já que raios podem atingir a área costeira. Na capital e Região Metropolitana de São Paulo, há possibilidade de ocorrer temporais nos dois dias.
Ainda segundo a Defesa Civil, a partir de domingo (22) até terça-feira (24), os dias deverão ser marcados pela presença de sol entre algumas nuvens, o que elevará as temperaturas e manterá uma sensação de calor e abafado em todo o território paulista.
Além disso, os dias serão mais firmes, ou seja, sem condições para precipitações significativas em praticamente todo o estado.
Cuidados redobrados durante temporais
Os temporais costumam ter curta duração, no entanto, possuem grande intensidade de chuva e são acompanhados de rajadas de vento e queda de raio. Por causa desta condição, apresentam risco de transtorno, principalmente em centros urbanos, com formação de áreas alagadas e enxurradas.
Conforme a Defesa Civil, no litoral, é fundamental que os banhistas saiam da praia durante a formação de mau tempo. Isso porque os raios podem cair antes do início da chuva.
Durante estes temporais, o órgão orienta a população a se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Procure abrigo em uma edificação e opte por não transitar nestes momentos. Uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.
Quem mora em áreas de risco precisa ficar atento com a encosta, já que volumes grandes de chuva aumentam a chance de ocorrências de escorregamento de terra.
Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinados e água lamacenta descendo do morro podem indicar um possível deslizamento. Em qualquer uma destas situações, a pessoa deve deixar o local e acionar a Defesa Civil.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.