Fontes envolvidas na negociação disseram ao jornal Wall Street Journal que pela primeira vez o Hamas concordou com a permanência de forças israelenses em Gaza durante o cessar-fogo. Governo de Israel vai analisar proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza
O governo de Israel vai analisar nesta quinta-feira (19) a proposta para um cessar-fogo com o grupo Hamas na Faixa de Gaza.
O ataque foi tão perto do hospital que do quarto onde os feridos eram tratados dava para ver o prédio em chamas.
Um edifício residencial foi atingido num bombardeio israelense, nesta madrugada. O prédio ficava em Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza. 10 pessoas morreram. Segundo o diretor do hospital, todos eram mulheres e crianças.
A parente de uma das vítimas se desesperou: “Sete da mesma família. Sete. Uma mulher e os filhos dela. O marido já tinha sido morto dois meses atrás.”
Nesta quarta-feira (19), o diretor da CIA, o serviço de inteligência dos Estados Unidos, chegou em Doha, no Catar, para tentar acertar os últimos detalhes de um possível acordo de cessar-fogo nesta guerra.
A informação foi repassada por fontes do governo americano, ninguém confirmou isso publicamente. Segundo essas fontes, porque se trata de uma negociação diplomática extremamente delicada.
Autoridades de países envolvidos nas negociações disseram que o acordo prevê uma trégua de 60 dias nos bombardeios e a libertação de reféns que estão nas mãos dos terroristas do Hamas desde outubro de 2023, em troca da libertação de palestinos detidos em Israel.
Fontes envolvidas na negociação disseram ao jornal Wall Street Journal que pela primeira vez o Hamas concordou com a permanência de forças israelenses em Gaza durante o cessar-fogo.
Já a imprensa de Israel diz que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu aguarda o retorno dos negociadores israelenses do Catar, e que nesta quinta-feira (19) terá uma reunião com o alto escalão do governo para discutir o acordo.
A última trégua no conflito em Gaza aconteceu há mais de um ano, no fim de novembro de 2023, e durou uma semana. 105 reféns sequestrados pelo Hamas foram soltos em troca de 240 palestinos detidos em Israel.
Questionado sobre o assunto, o presidente americano Joe Biden se limitou a dizer que está em contato constante com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. O mandato de Biden termina em pouco mais de um mês.
Governo de Israel vai analisar proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Como Facebook restringiu acesso a notícias de Gaza durante guerra com Israel
Imagem do Google Street View mostra homem colocando suposto cadáver em porta-malas, e suspeito é preso na Espanha