Em ação do MP, houve uma série de determinações de melhorias no serviço, como redução nas oscilações de tensão e resposta ao consumidor em até 60 segundo em aplicativos. Concessionária de energia inaugura novo centro de operações para agilizar atendimento
A Elektro, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Limeira (SP), inaugurou uma nova central de monitoramento para prever possíveis interrupções na rede. O sistema de operações também teve investimentos em automação, segundo a empresa, para agilizar o reestabelecimento do serviços à população em caso de queda de energia em, no máximo, 24 horas.
A cidade já teve problemas de interrupção no fornecimento de energia após temporais e, em dezembro, a Justiça de Limeira determinou uma série de medidas para melhorar o atendimento aos moradores. Entre elas, o restabelecimento da energia em, no máximo 24 horas, em caso de queda. Leia mais detalhes, abaixo.
De acordo com o representante da concessionária, foram feitos investimentos de R$ 8,6 milhões no novo sistema de operação e monitoramento.
Após determinação da Justiça, Elektro inaugura centro de monitoramento em Limeira para agilizar atendimento em caso de queda de energia
Elektro/Reprodução
💡Limite de 24h para restabelecer nergia
A Justiça de Limeira (SP) determinou que a concessionária Neoenergia Elektro, responsável pelo fornecimento de energia elétrica na cidade, adote uma série de medidas para melhoria na qualidade da prestação do serviço.
ARQUIVO: Moradora da zona rural de Limeira aciona interruptor durante reportagem sobre problemas no fornecimento do serviço, em março de 2024
Reprodução/EPTV
Entre elas, estão restabelecimento da energia em até 24 horas quando houver queda e resposta em até 60 segundos em contatos de consumidores por aplicativos de mensagem.
As medidas foram determinadas em uma liminar – decisão para cumprimento imediato – em uma ação movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP). Cabe recurso e o processo ainda terá um julgamento final.
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Na ação, o promotor de Justiça do Consumidor de Limeira, Hélio Dimas de Almeida Junior, aponta o recebimento de “inúmeros registros de reclamações dos consumidores” e que apurou que há descumprimento em relação a indicadores de qualidade e continuidade dos serviços.
Entre os pontos relatados, estão frequentes variações de tensão, interrupções prolongadas e demora para restabelecimento do fornecimento de energia, falhas no atendimento aos consumidores pela empresa e queima de aparelhos de moradores. Também diz que as falhas não são monitoradas pelas empresas.
Poste de energia elétrica em Limeira
Reprodução/EPTV
Juíza aponta ‘má prestação’ do serviço
Em sua decisão, proferida na tarde desta terça-feira (2), a juíza da Vara da Fazenda Pública de Limeira, Graziela Da Silva Nery Rocha, aponta que a documentação apresentada pelo Ministério Público na ação comprovam “má prestação do fornecimento de energia elétrica” pela Elektro.
“Assim, ante à gravidade das falhas e o lapso em que essas vem ocorrendo, mesmo após diversas ações individuais e inúmeras reclamações, é o caso de se acolher a tutela antecipada pretendida, uma vez que a postergação da tutela apenas ao final do processo enseja grave risco de continuidade das falhas/vícios na prestação dos serviços”, justifica a magistrada.
A juíza determinou uma série de medidas, que devem ser cumpridas em prazos que variam entre 30 dias e seis meses. Confira abaixo algumas delas:
Restabelecer a energia elétrica no prazo máximo de 24 horas em caso de interrupção;
Não exceder os limites dos índices de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) – Esses índices, determinados pela agência reguladora, estabelecem o limite de tempo que um imóvel pode ficar sem energia e o número máximo de interrupções de energia que podem ocorrer em determinado período;
Atender o consumidor em até 30 minutos presencialmente, responder em até 60 segundos em aplicativos de mensagem e oferecer atendimento humano em até 60 segundos;
Informar aos consumidores a previsão de restabelecimento do fornecimento de energia para cada interrupção, independente de solicitação, através de aplicativo próprio ou de mensagens;
Vistoriar a rede para identificar e realizar manutenção de cabos soltos, excesso de cabos, desalinhamentos e materiais sem proteção, além de realizar podas em vegetações, para evitar acidentes;
Monitorar oscilações de tensão na rede para reduzir ou eliminar esse problema.
A decisão prevê multa de R$ 100 mil a cada infração constatada.
Questionada pelo g1 sobre a decisão judicial e o que vem realizando para melhorar o atendimento à população, a Elektro informou que “ainda não foi intimada da liminar, de modo que ainda não reúne condições de comentar o teor da decisão judicial”.
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