A sobremesa de banana popularizou-se aqui no Brasil recentemente, e algumas confeitarias vendem versões variadas dela. Original da Inglaterra, o nome une “banana” (a fruta que também se escreve dessa forma em inglês) e “toffee” (caramelo). Aposto que já matou a charada! Afinal, é “banoffee” ou “banoffe”?
Se você pretende encomendar essa torta deliciosa para sua ceia de Natal, não erre o nome ao enviar uma mensagem à padaria: o correto é “banoffee”, com dois “f” e dois “e”. Isso se dá justamente pela explicação do início do texto, ou seja, o sufixo da palavra vem de “toffee”, que também se escreve dessa forma.
No entanto, mesmo na Inglaterra algumas pessoas escrevem “banoffi” – isso mesmo, trocando o “e” pelo “i” – já que este seria o nome originalmente sugerido pelos inventores da sobremesa.
Portanto, para seguir à risca a etimologia da palavra, vá de “banoffee”, mas se algum “f” ou “e” se perder pelo caminho, não há motivos para preocupação!
Exemplos
- Você já ouviu falar da “monoffee”, a variação de morango da “banoffee”?
- Adoro banoffee, mas nunca acertei na receita!
- Decidi fazer uma banoffee ao invés de pavê para o Natal.
- A padaria perto de casa vende uma banoffee maravilhosa.
Veja outras dúvidas de português.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.