Antes de começar a utilizá-lo como suplemento alimentar, muitas pessoas se perguntam: o whey protein engorda? A dúvida é bastante comum no mundo nutricional e fitness, até para entender os efeitos práticos da proteína do soro do leite no corpo humano.
Afinal de contas, whey protein engorda ou emagrece?
Rico em proteínas e fibras, para quem está conhecendo o universo esportivo e das academias, o whey é uma porta de entrada para os suplementos alimentares.
Sua utilização é recomendada perante orientação médica, pois o produto tem o propósito de suprir nutrientes faltantes no organismo, complementando uma dieta equilibrada.
Até por essa característica, o whey é indicado para grupos específicos, como praticantes de musculação e atletas, idosos e vegetarianos.
Indo além da definição muscular, o whey protein gera energia, fortalece os ossos e beneficia inclusive a saúde cardiovascular.
Além de tudo, o whey tem baixo valor energético, com cerca de 104 calorias a cada 30 gramas.
Por isso, o insumo é mais utilizado como aliado do emagrecimento, dando a disposição e a reconstrução muscular necessária para a prática constante de atividades físicas.
O que pode acontecer é que o uso em excesso pode ser acumulado no corpo em forma de gordura, principalmente para quem não segue um acompanhamento nutricional ou sequer realiza atividades físicas.
Portanto, nos casos em que o ganho calórico é maior que o gasto de energia, o whey pode contribuir para aumento do peso ou inchaços abdominais devido ao mau uso.
Sendo assim, o consumo da proteína deve ser moderada e acompanhada por um especialista.
Como tomar o whey protein?
Devido à consistência do suplemento, o consumo do whey protein é algo prático e simples.
Parecido com o leite em pó, ele pode ser diluído em água, leite ou vitaminas, bem como incorporado a receitas fitness, como panquecas, pães e bolos.
A dosagem ideal do whey protein diário é de 30g, mas a medida pode variar conforme orientação do nutricionista.
Ele pode ser ingerido após o treino, como reposição de fibras e proteínas, junto ao café da manhã ou nos períodos de descanso.
Como se trata de um complemento, o whey protein não substitui uma refeição habitual, até porque não possui todos os componentes de uma dieta balanceada.
Como emagrecer usando whey protein?
Pelas suas propriedades nutricionais e efeitos no organismo, o whey protein é um aliado para a perda de peso.
Fonte de proteína, ele aumenta a saciedade, ajudando a controlar o apetite e reduzindo o consumo calórico ao longo do dia.
Como a digestão das proteínas também exige mais energia do corpo, há um aumento do gasto calórico, o que contribui para o déficit energético necessário para perder peso.
Outro benefício importante do whey protein é sua capacidade de preservar a massa muscular durante o emagrecimento. Quando se emagrece, é comum que parte dessa perda inclua músculos.
Além disso, consumir whey após os treinos auxilia na recuperação muscular, promovendo um corpo mais forte e eficiente.
O whey pode ser usado para ganho de peso?
Por outro lado, quando combinado com uma dieta hipercalórica, o whey pode ser utilizado para engordar. A prática, que deve ser orientada por um nutricionista, prevê maior ganho calórico do que o gasto de energia.
Nesse cenário, o whey é responsável pela reposição de proteínas de alta qualidade, já que o insumo é derivado do leite.
Para alcançar o efeito desejado de ganho de peso, o whey deve ser adicionado a shakes calóricos, que levam também frutas, manteiga de amendoim e óleos saudáveis, que aumentam o percentual de calorias da bebida.
Considerando os tipos de whey comercializados no mercado, o mais indicado para engordar é o concentrado, já que esse contém maior quantidade de carboidratos e gorduras em comparação ao isolado e ao hidrolisado.
Assim como para o emagrecimento, o mais importante é que o whey seja inserido em um plano alimentar bem formulado, personalizado conforme as necessidades de cada pessoa, facilitando assim num ganho de peso saudável e equilibrado.