• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Centro de Convenções de Feira de Santana é inaugurado após 18 anos


Construção do empreendimento de R$ 56 milhões teve início em 2006 e passou por paralisações. Novo Centro de Convenções de Feira de Santana
Matheus Landim/GOVBA
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, inaugurou, nesta segunda-feira (16), o novo Centro de Convenções de Feira de Santana, no bairro São João. A construção do empreendimento de R$ 56 milhões teve início em 2006 e passou por paralisações.
O espaço foi construído pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e passa a ser considerado o maior teatro da região, com objetivo de sediar eventos de médio e grande porte.
🎭 Números do empreendimento
Ocupa mais de 2 mil metros quadrados de área coberta.
Capacidade para receber até 1.600 pessoas.
Auditório com 224 lugares.
Teatro com mais de 4 mil metros quadrados e plateia com 639 lugares.
Estacionamento comporta cinco ônibus, 30 motos e 180 carros.
Durante uma visita técnica nas instalações, o governador afirmou que entre março e abril de 2025 o local estará pronto para uso. Até lá, serão feitos eventos em caráter de teste para garantir a segurança.
📱 Acesse o canal no WhatsApp no g1 Feira e região
“A expectativa é que entre março ou abril, no máximo, a gente esteja com o processo de entrega definitiva para a sociedade de Feira de Santana utilizar para eventos, shows, cursos de capacitação e encontros”, explica o governador.
Governador da Bahia participa de inauguração do Centro de Convenções de Feira de Santana
Matheus Landim/GOVBA
Obra marcada por diferentes gestões
O Centro de Convenções de Feira de Santana é uma obra marcada por ter sido executada em diferentes gestões. Entre 2005 e 2015, esteve sob a responsabilidade do Estado por meio da extinta Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab).
Chegou a ser paralisada em 2006 conta de rescisões contratuais até que, em 2018, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana assumiu a execução por meio de um convênio com o governo estadual, mas os trabalhos não avançaram.
Em outubro de 2023, o governo do Estado retomou o projeto e garantiu a entrega em 15 meses.
O presidente da Associação de Hotéis do município, Marcelo Alexandrino, comentou que a entrega do espaço é um sonho que se concretiza para o setor.
“Agora podemos atrair eventos de médio e grande porte, o que beneficia diretamente o setor hoteleiro, além de restaurantes, transporte e o comércio da cidade”, afirmou.
Detalhes do projeto
Um dos espaços no Centro de Convenções é o teatro composto por foyer, bilheteria, house mix, camarins, sala de costura, rouparia, sala de dança, sala de música e salas multiusos. A arquitetura e o paisagismo do complexo destacam-se pelo uso de vidro e alumínio, compondo um visual imponente e integrado ao terreno de 23 mil metros quadrados.
O governador Jerônimo Rodrigues explicou que o novo equipamento será gerenciado pelo setor privado após um processo licitatório.
“Enquanto estamos realizando os eventos de testes, vamos preparar o processo licitatório para que o setor empresarial assuma para atrair eventos, seja da rede hoteleira, da rede de restaurantes ou eventos”, explica
O presidente da Conder, Zé Trindade, reforçou o impacto positivo do novo equipamento.
“Esse grande complexo vai fazer a roda da economia girar ainda mais forte aqui em Feira de Santana. Vai fortalecer a cultura e o turismo de negócios, gerar renda e mais empregos diretos e indiretos, vai atrair eventos de grande porte e novos investidores para a cidade assinalou.
💻 Confira mais notícias no g1 Feira de Santana e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.