O ombro anda reclamando quando você levanta o braço ou quando dorme em cima dele? Três exercícios podem ajudar a aliviar a dor no ombro. São técnicas para recuperar o bom movimento do local.
O fisioterapeuta Alexandre Mota aponta qual pode ser a origem da dor no ombro e como ela costuma se manifestar no dia a dia.
– A articulação acromioclavicular. É o encontro da clavícula, esse osso da frente do ombro, com o acrômio, a ponta da escápula que forma o teto do ombro. Essa articulação é pequena. Por isso a maioria das pessoas não lembra dela. Pensa só na articulação grande, mas essa junta pequena pode ser a causa de dor no ombro, no braço, no trapézio, que piora ou aparece quando você levanta o braço, quando você deita, dorme sobre o ombro, ou então quando apoia o peso do corpo, quando por exemplo está tentando fazer uma prancha – afirma.
Inclusive, o fisioterapeuta indica um teste para saber se essa articulação realmente é a causa da dor no ombro. Para isso, é necessário levantar o braço para a frente até o nível do ombro e depois cruzar o braço para o outro lado. Se a dor começar ou piorar nessa posição, a articulação acromioclavicular é a causa da dor.
Adeus, dor no ombro
Alexandre Mota, assim, ensina como fazer três exercícios que buscam aliviar o problema e desenvolver o bom movimento para o ombro. Assista ao vídeo para aprender.
* Importante: este conteúdo não deve substituir avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas na área da saúde e bem-estar.