Estudantes tiveram que fazer robôs para cumprir missões relacionadas à preservação dos oceanos. Equipe Robocamb, da escola Sesi Centro, localizada em Maceió, foi a grande campeã. Escola de Maceió ganha prêmio de robótica
Sesi
Alunos de uma escola de Maceió venceram a etapa regional do Torneio Sesi de Robótica e conquistaram uma vaga na etapa nacional do campeonato. Com a temática “Submerged”, os estudantes foram desafiados a inovar em prol de oceanos mais saudáveis.
O evento aconteceu na sexta-feira (29) e no sábado (30), no Geraldão, em Recife (PE). A Robocamb, formada por alunos da escola Sesi Centro, conquistou o maior prêmio da competição e ainda foi recordista brasileira da temporada em uma das provas.
Equipe venceu a etapa regional, que aconteceu no Recife
Arquivo pessoal
O evento contou com competições em duas modalidades:
First Lego League (FLL): equipes de até 10 estudantes desenvolvem um robô que deve cumprir missões em uma mesa – o Desafio do Robô. Além disso, os estudantes precisam encontrar uma solução inovadora a partir de uma pesquisa alinhada com o tema da temporada
First Tech Challenge (FTC): equipes são desafiadas a projetar, construir, programar e operar robôs para competir em um desafio em formato de aliança. Os robôs são construídos a partir de um kit de peças reutilizáveis. As equipes arrecadam fundos, projetam e comercializam a marca de sua equipe e fazem divulgação na comunidade para ganhar prêmios.
A equipe Robocamb ficou em primeiro lugar no First Lego League (FLL). Com 510 pontos, o grupo conseguiu a maior pontuação do Brasil até o momento. A equipe também e recebeu o maior prêmio da competição, o Champion Award, que reconhece o sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação.
Outra equipe, a Robomac, que é da escola Sesi/Senai Benedito Bentes, ficou em segundo lugar e formou a “dobradinha” alagoana na modalidade First Lego League (FLL).
Em julho, a Robocamb já tinha conquistado o prêmio Champions Awards, do Asia Pacific Open Championship First Lego. Considerada uma das maiores competições mundiais de robótica, a disputa internacional aconteceu em Sidney, na Austrália, com a participação de cerca de 900 jovens de 45 países.
Robocamb, da escola Sesi Centro, em Macieó, conquistou o Champion Award e garantiu vaga no nacional
Arquivo pessoal
🤖 Como funciona a competição?
Nas competições, os jovens colocam seus robôs à prova, tanto em desafios autônomos quanto nos teleoperados. As missões acontecem de acordo com o tema da temporada. O desafio para as equipes da FLL é construir garras, robôs e anexos que consigam realizar essas missões.
“Aproveitei ao máximo a energia contagiante do evento ao lado dos meus amigos, além de conhecer muitas outras pessoas incríveis. Compartilhar toda a história que desenvolvemos nesse processo com quem esteve presente no regional foi sensacional”, disse Mharia Eduarda Ferreira Costa, de 14 anos, aluna do 9º ano da Escola Sesi Centro e integrante da Robocamb.
O evento teve a participação de 44 equipes de cerca de 20 escolas públicas e particulares de Pernambuco, Sergipe e Alagoas.
“Esse resultado foi construído pelos meninos juntamente com os técnicos, que são muito experientes”, disse o coordenador da Robótica do Sesi Alagoas, professor Eduardo Monteiro, referindo-se a Joab e Mateus, ex-alunos da Rede Sesi, que atuaram na competição como treinadores.
🚀 Próximos desafios
A Robocamb já retomou os treinos, nesta terça-feira (3), para se preparar para a etapa nacional, marcada para março de 2025, em Brasília.
Outras duas equipes de Alagoas, a Roboben, da escola Sesi Benedito Bentes e a Cambtec, da escola Sesi Centro, se preparam para o torneio regional da Bahia, em Salvador, que vai acontecer nos dias 13 e 14 de dezembro.
“É um regional muito difícil, que envolve muitas equipes veteranas, equipes experientes. É um torneio bastante tradicional lá no estado da Bahia e queremos alcançar também um ótimo desempenho lá, assim como foi em Pernambuco”, disse o professor Eduardo.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL