• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Cooperativas de reciclagem são beneficiadas por emenda viabilizada pelo Sistema OCB/GO


Foram destinados R$ 300 mi de recursos da Prefeitura de Goiânial para melhorar as condições de trabalho de cooperativas sediadas na capital. Em 2024, como resultado de um amplo trabalho de representação institucional, a OCB/GO conseguiu a aprovação de uma emenda parlamentar, que beneficia cooperativas com atividade de reciclagem registradas em Goiânia. Por iniciativa do então presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo da Câmara Municipal, vereador Denício Trindade, foram liberados pela Prefeitura de Goiânia R$ 300 mil para iniciativas que visam melhorar as condições de trabalho e a regularização das cooperativas sediadas na capital goiana.
Ao todo, são 11 cooperativas de reciclagem que desempenham a função da coleta seletiva de recicláveis na cidade. As emendas são recursos do orçamento público municipal legalmente indicados pelos parlamentares, que contribuem com o desenvolvimento econômico local e a preservação do meio ambiente.
Cooperados da Fenix Carrosel com o vereador Denício Trindade e os colaboradores do Sistema OCB/GO Laura Sampaio e Emanuell Lopes.
Divulgação OCB/GO
Equipamentos
Com os recursos municipais liberados, as cooperativas Cooprec, Seleta, Cooper Mas, Cooper Fami, Cooper Rama, Nova Esperança, Carrinho de Ouro, Goiânia Viva e Beija-Flor já receberam, nos últimos meses, todos os equipamentos previstos como prensas, móveis (mesas e cadeiras) e máquinas que auxiliam a fomentar e viabilizar o processo de separação de materiais e resíduos recicláveis.
As cooperativas A Ambiental e Fenix Carrosel já receberam equipamentos como mesas para triagem, bebedouro e suportes big bags. As prensas, máquinas importantes para a preparação do material reciclável, serão entregues em até 60 dias.
Os objetos e instalações viabilizados são os melhores recursos disponíveis atualmente no mercado e devem atender demandas específicas das cooperativas de reciclagem, que enfrentam dificuldades estruturais e de gestão. Para melhor atender às necessidades foi necessário, inclusive, ajustar os materiais oferecidos a essas cooperativas.
Placas de energia solar instaladas na Cooprec, no Jardim Dom Fernando.
Cooprec
Benefícios
Na Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Dom Fernando (Cooprec), no Jardim Dom Fernando, localizado na região Leste de Goiânia, por exemplo, os últimos meses deste ano serão lembrados como o início de uma nova etapa da coop de reciclagem, que é uma das associadas do Sistema OCB/GO.
Com a recente compra de 60 placas de energia solar, com os recursos municipais, foi instalada uma usina fotovoltaica que aguarda apenas a vistoria e a liberação da Equatorial para começar a funcionar. Segundo Nair Rodrigues Vieira, uma das diretoras da cooperativa, será uma retomada importante para o negócio de catadores após um período de dificuldades enfrentadas com a coleta irregular de material reciclável na cidade.
“Vamos finalmente ter nossa usina de energia solar e aproveitar o que exceder de valor para beneficiar o cooperado, é nosso objetivo para 2025. Também recebemos cinco big bags com rodinhas, para facilitar o manuseio dos materiais, porque eles são muito pesados e para nós, que somos 80% mulheres, vai ajudar demais”, explica a diretora e cooperada.
Nair Vieira mostra a nova bag com rodinhas no galpão da Cooprec.
Cooprec
A Cooprec também ganhou um notebook, que será utilizado na área administrativa, e a orientação técnica dos especialistas do SESCOOP/GO. “Agradeço sempre à OCB e ao SESCOOP por tudo que fazem para nos apoiar e ao vereador Denício por ter dedicado sua carreira política para ajudar quem mais precisa na nossa cidade”, declara Nair.
Apoio institucional
Visita do vereador Denício Trindade e do coordenador de Relações Institucionais da OCB/GO, Emanuell Lopes, na cooperativa Seleta.
Divulgação OCB/GO
A Casa do Cooperativismo Goiano está em constante busca por melhorias nas condições das cooperativas de reciclagem registradas que desempenham um papel crucial na gestão sustentável de resíduos e na promoção da economia circular. O presidente da instituição, Luís Alberto Pereira, agradeceu ao vereador pela sensibilidade em atender seu pedido de direcionar a emenda para essas coops. Segundo ele, “os recursos vão reforçar muito o programa Coopertrilhas, que é um projeto que visa dar condições de competitividade a elas para que possam agregar valor à produção e, com isso, melhorar a renda dos seus cooperados”, comentou.
Para o vereador Denício Trindade, fortalecer o cooperativismo na Câmara é uma obrigação como parlamentar. “Pelo valor da emenda, a melhor aplicação desse recurso seria nas cooperativas de reciclagem. É muita responsabilidade fazer esse papel de defender o cooperativismo na Câmara que é um caminho de fortalecimento de toda a sociedade, como é a questão ambiental nesse caso”, ressaltou.
O secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Goiânia, Paulo Apolo, declarou que a iniciativa trará soluções para a cidade. “Tudo o que foi feito representa apoio para a economia do município e mais dignidade para o trabalho dessas pessoas que têm um trabalho tão importante para todos nós”, revelou.
Laura Sampaio, analista do SESCOOP/GO da Coordenação de Desenvolvimento Humano de Cooperativas, que acompanha de perto as cooperativas de reciclagem, conta que o suporte em todo o processo tornou possível a conquista de novos equipamentos e recursos.
“Quando iniciamos esse projeto, nosso foco sempre foi proporcionar às cooperativas goianas melhores condições de trabalho. Afinal, a atividade que elas desempenham vai muito além da reciclagem de materiais. Os cooperados são agentes de transformação, tanto no cuidado com o meio ambiente quanto na construção de uma sociedade mais sustentável e consciente. Saber que, a partir de agora, todos poderão realizar seu trabalho com ferramentas modernas, de primeira linha, que facilitam o dia a dia e tornam o processo mais eficiente, é extremamente gratificante. Cada etapa foi guiada por um objetivo maior: valorizar o esforço de cada cooperado e cooperada, garantindo que eles tenham condições dignas para exercerem sua importante missão”, relata Laura.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.