• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Empreendedora leva conhecimento e inovação à vidraçaria da família


Em mais uma história de sucesso, Débora Fernandes conta como o Sebrae Minas a ajudou a fazer do negócio familiar uma referência na cidade de Paracatu (MG). Débora Fernandes tem todo o apoio do Sebrae Minas para transformar seu negócio.
Débora Fernandes tem um orgulho imenso de chegar todos os dias à Vidraçaria Vidrart e olhar o certificado do Prêmio Melhores do Ano Paracatu 2023, recebido pela empresa e exibido na parede da loja, localizada na cidade mineira. A empresa familiar foi aberta em 1990 e podemos dizer que foi completamente transformada graças ao empenho da Débora, dos outros dez funcionários e do apoio do Sebrae Minas. A transformação começou em 2021, quando a empreendedora voltou de São Paulo para Paracatu (MG). De lá para cá, com gestão, crescimento e reconhecimento, a vidraçaria se tornou uma verdadeira história de sucesso.
A Vidraçaria Vidrart produz e vende vidro temperado, vidro comum, espelho, esquadria de alumínio, moldura, fechamento de pia e gaveta, dentre outros produtos e serviços.
Unindo o espírito empreendedor que possui desde cedo e sua formação em Administração, Débora deixou a cidade natal para trabalhar em São Paulo. Não pensava em retornar a Paracatu, a menos que fosse para visitar a família. A pandemia da Covid-19 a obrigou a mudar de ideia.
Nesse retorno, ela percebeu o potencial da Vidraçaria Vidrart. Foi então que tomou a frente da gestão do empreendimento, revendo estratégias e processos. “Como era uma empresa antiga no mercado, assim que eu cheguei levei minha experiência para dentro da vidraçaria. Juntos conseguimos melhorar todo o layout para um ambiente mais confortável e agradável, automatizamos controles financeiros, implantamos práticas de bonificação da equipe, começamos a participar de licitações expandindo nosso mix e pegando serviços com maiores volumes, profissionalizamos as redes sociais. Atualmente estamos com um novo sistema voltado para o ramo e pretendemos fazer controle de estoque”, conta a empreendedora.
A virada de chave, segundo Débora, foi adquirir conhecimento e aprender a inovar. “Estou sempre buscando com o Sebrae Minas formas, cursos e treinamentos para me aperfeiçoar e poder trazer o melhor para dentro da empresa”.
Débora participou do programa ALI, que oferece um acompanhamento gratuito de um Agente Local de Inovação para implantar soluções inovadoras para os problemas identificados e os desafios enfrentados no negócio e no setor do qual faz parte. O projeto é voltado para donos de micro ou pequenas empresas formalizadas nos setores de indústria, comércio ou serviços. Produtores rurais, pequenas agroindústrias e empresas da cadeia de valor do agronegócio, além de escolas públicas de ensino básico e ecossistemas de inovação também podem participar. Com o ALI, a vidraçaria registrou um aumento de 130% de produtividade.
A empreendedora participou de duas iniciativas do Sebrae Minas
Divulgação
Outra importante iniciativa do Sebrae Minas que estimula o empreendedor a descobrir o potencial das características empreendedoras é o Empretec, do qual Débora também participou. O seminário desenvolvido pela Organizações das Nações Unidas (ONU) é promovido em 40 países. No Brasil, ele é ministrado exclusivamente pelo Sebrae.
Trata-se de seis dias de atividades para estimular a potencializar dez características empreendedoras capazes de transformar o negócio e a vida do empreendedor. Dentre elas, estão a exigência de qualidade e eficiência, o planejamento e o monitoramento sistemáticos e o estabelecimento de metas.
“O Sebrae é meu parceiro, para tudo na minha vida. Se não fosse a instituição pra ajudar a organizar os negócios, não conseguiria expandir, seguir novos passos”, reconhece Débora. Empenhada, a empreendedora também realizou consultoria financeira e de transformação digital, graças a esse aliado.
Débora diz que, embora não seja fácil empreender, a desistência não é uma opção. Mesmo com todas as dificuldades que um empreendedor enfrenta, ela seguiu em frente com seus sonhos. Um dos problemas que enfrenta à frente da vidraçaria é fidelizar e manter funcionários, mesmo capacitando e oferecendo benefícios a eles. “Isso impacta diretamente na nossa produção”, lamenta.
Desde que passou a contar com o apoio do Sebrae Minas e levou seu conhecimento para o negócio, a Vidraçaria Vidrart se destacou com diferenciais como a entrega e o cumprimento de produtos e serviços no prazo, o fato de estar sempre atenta às novidades do mercado, às inovações implementadas e as parcerias que estabeleceu com empresas de São Paulo.
Hoje, ela se dedica a formalizar parceria com arquitetos e construtoras, o que não é comum em Paracatu. Planeja ainda construir um galpão para a vidraçaria e atender outros nichos de clientes, além de continuar estudando como ampliar suas oportunidades e acelerar vendas, por meio do Move+ do Sebrae. “Também quero fazer um plano de carreira para os funcionários. Preciso que eles sonhem juntos com a gente, pra todo mundo crescer”.
Descubra aqui como o Sebrae Minas pode ajudar você a transformar seu negócio, como fez com o da Débora.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.