• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Filmes de comédia antigos: clássicos que não saem de moda

O humor no cinema acompanhou e refletiu as mudanças da sociedade, da cultura e da própria tecnologia cinematográfica. Desde o cinema mudo até os filmes contemporâneos, a comédia transformou-se, abordando novos temas e explorando diferentes estilos e técnicas. Aqui, apresentamos 16 filmes de comédia antigos que marcam essa evolução, evidenciando como o riso atravessou épocas e se adaptou aos novos tempos.

Charles Chaplin deitado em uma engrenagem no filme Tempos Modernos

Chaplin é um dos maiores atores dos filmes de comédia antigos/ Crédito: Charlie Chaplin Film Corporation

Top 16 filmes de comédia antigos

  1. A General (1926)
  2. Tempos Modernos (1936)
  3. O Diabo a Quatro (1933)
  4. Quanto Mais Quente Melhor (1959)
  5. Cupido é Moleque Teimoso (1934)
  6. Monty Python: Em Busca do Cálice Sagrado (1975)
  7. Apertem os Cintos… o Piloto Sumiu! (1980)
  8. Curtindo a vida adoidado (1986)
  9. O Auto da Compadecida (2000)
  10. Enquanto você dormia (1995)
  11. O casamento do meu melhor amigo (1997)
  12. Mensagem para você (1998)
  13. De repente 30 (2004)
  14. American Pie (1999)
  15. Todo mundo em pânico (2000)
  16. As branquelas (2004)

Filmes de comédia antigos: cinema mudo

O cinema mudo foi uma era de ouro para a comédia, com astros que, sem falas, conquistavam o público com suas expressões e ideias visuais inovadoras. Veja a seguir, alguns desses clássicos da comédia.

1. A General, de 1926

Buster Keaton, com sua famosa expressão, trouxe um estilo próprio ao cinema mudo, com cenas de ação coreografadas com precisão. A General, um clássico da comédia de ação, é um exemplo perfeito de como a comédia física evoluiu para incorporar grandes acrobacias e desafios técnicos, proporcionando risos e suspense ao mesmo tempo.

  • Disponível em: Plex

2. Tempos Modernos, de 1936

Escolhido por 10 entre 10 professores de história para mostrar as individualidades da industrialização, esse clássico do genial Charles Chaplin critica aspectos sociais e econômicos. Mesmo sem falas, este filme de comédia antigo tem efeitos sonoros e músicas que amplificam os questionamentos e humor do longa.

  • Disponível em: Telecine e Prime Video

Filmes de comédia antigos: a chegada do som

O período entre as décadas de 30 e 60 marcou uma revolução para os filmes de comédia antigos: o uso de som e de trilhas sonoras. Aqui, começam os usos do humor verbal, cheio de piadas de duplo sentido e também o começo das comédias românticas.

Cena do filme Quanto mais quente melhor com Marilyn Monroe

Marilyn Monroe foi uma das divas da comédia – Foto: United Artists

3. O Diabo a Quatro, de 1933

Os irmãos Marx trouxeram o uso inovador dos diálogos para o humor. O Diabo a Quatro é um exemplo notável da comédia anárquica deles, com piadas rápidas, trocadilhos e um humor que explorava a linguagem, rompendo com a tradição do humor físico e incorporando o surrealismo.

  • Disponível em: Mubi

4. Quanto Mais Quente Melhor, de 1959

Referência de um clássico do humor, o filme conta com as atuações sensacionais de Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon. Sempre presente nas listas de melhores filmes de comédias antigos, Quanto Mais Quente Melhor representou uma revolução com sua comédia de disfarces e críticas sutis à sexualidade e às normas sociais.

  • Disponível em: Google Play Films, Apple Tv

5. Cupido é Moleque Teimoso, de 1934

Também dos primeiros anos do cinema falado, Cupido é Moleque Teimoso é um marco da comédia romântica. Basicamente ele estabeleceu as bases para o gênero, com enredos centrados em encontros e desencontros amorosos, diálogos afiados e personagens carismáticos, refinando o conceito de “Guerra dos Sexos”.

  • Disponível em: Prime Video

Filmes de comédia antigos: humor nonsense e pastelão

Uma mudança notada nas décadas seguintes que é a adoção de um humor mais caricato nos filmes de comédia antigos, chegando perto do absurdo. É o que podemos chamar de “sem noção”, onde os limites são deixados de lado, por meio de paródias e conversas improváveis.

Homem e mulher com cara de assustados na cabine de avião

Filmes dos anos 80, como Apertem os Cintos… o Piloto Sumiu! são marcos da comédia nonsense – Foto: Paramount Pictures

6. Monty Python: Em Busca do Cálice Sagrado, de 1975

Grupo britânico que marcou época no humor, o Monty Python reinventou os filmes de comédia com diálogos absurdos e sátiras das lendas do Rei Arthur. Prova disso é esse longa, que traz piadas surreais e bastante originais.

  • Disponível em: YouTube, Google Play

7. Apertem os Cintos… o Piloto Sumiu!, de 1980

Só o nome dessa comédia clássica já entrega que vem muita besteira por aí, no bom sentido, é claro. Levando os filmes de desastre a um novo patamar, o longa aposta nas piadas visuais, trocadilhos e cenas sem lógica alguma, transformando a tensão da situação em boas risadas.

  • Disponível em: Mercado Play, Prime Video

8. Curtindo a vida adoidado, de 1986

Um daqueles filmes que não pode faltar numa sessão nostalgia com os amigos é o incrível Curtindo a vida adoidado, obra de John Hughes, especialistas em comédias adolescentes (Link filmes adolescentes). Aqui, o acompanhamos o dia em que Ferris Bueller decide matar aula e levar seus amigos numa série de aventuras que dá inveja em qualquer um.

  • Disponível em: Mercado Play, Apple Tv

9. O Auto da Compadecida, de 2000

Mesmo sendo mais recente comparado aos outros filmes listados nessa categoria, essa obra-prima nacional mescla regionalismo com um humor absurdo. A história de João Grilo e Chicó nas suas aventuras para sobreviver em um vilarejo do Nordeste é repleta de tiradas rápidas e críticas bem-humoradas.

  • Disponível em: Globoplay

Filmes de comédias antigos: é hora de romance

Os anos 90 e 2000 foram recheados de comédias românticas, com filmes que trouxeram uma mistura envolvente de paixão, humor e emoção. Esses filmes, muitos dos quais se tornaram verdadeiros clássicos, conquistaram o público com histórias leves e engraçadas sobre relacionamentos, encontros inesperados e amores impossíveis.

Os atores Dermot Mulroney e Julia Roberts em cena do filme O Casamento do Meu Melhor Amigo

As comédias românticas roubaram a cena nos anos 90 – Foto: Reprodução/Tristar Pictures

10. Enquanto você dormia, de 1995

Trazendo Sandra Bullock como protagonista, a comédia tem como trama a vida de Lucy, uma funcionária solitária do metrô, que nutre uma paixão platônica por um dos passageiros. Quando ele é agredido e entra em coma, ela é confundida pela família como a sua namorada e passa e viver uma série de desventuras.

  • Disponível em: Disney+

11. O casamento do meu melhor amigo, de 1997

Outra diva dos filmes de comédia romântica antigos é Julia Roberts, que tem um papel um tanto quanto antagônico na produção. O filme gira em torno de uma mulher que descobre que ama seu melhor amigo, mas precisa lidar com a iminente chegada de sua noiva. É um clássico dos anos 90 que explora amizade e amor com muitas risadas.

  • Disponível em: Netflix, Apple Tv

12. Mensagem para você, de 1998

Estrelado por Tom Hanks e Meg Ryan, esse filme de comédia antigo conta as brigas de uma proprietária de uma pequena livraria local com o herdeiro de uma rede de grandes lojas de livros. Enquanto lutam para defender seus negócios, eles trocam e-mails românticos, sem saber que estão falando um com o outro.

  • Disponível em: Max, Apple Tv

13. De repente 30, de 2004

Clássico contemporâneo, o filme mistura romance e fantasia, contando a história de uma jovem que acorda em sua versão adulta e descobre que o amor estava mais próximo do que imaginava. Este filme explora o humor e a nostalgia dos anos 80 e 90, além dos dilemas de amadurecimento.

  • Disponível em: Max, Apple TV

Filmes de comédia antigos: besteirol

O nome já dá pistas, mas explicamos: um filme de besteirol é aquela comédia que usa humor absurdo e cheio de piadas físicas, trocadilhos e personagens bem caricatos. Em resumo, o objetivo desses filmes de comédia antigos é fazer rir.

Dois homens fantasiados de mulheres brancas loiras

Com cenas icônicas e repletas de frases engraçadas, a comédia “As Branquelas” é amada pelos brasileiros – Foto: Reprodução/Sony Pictures

14. American Pie, de 1999

Febre entre todos os adolescentes entre o final dos anos 90 e começo dos anos 2000, American Pie relata a busca de quatro amigos para perder a virgindade. Isso já é uma amostra do que o filme entrega: situações constrangedoras e irreais, mas que arrancam gargalhadas. E a cena da torta, é inesquecível.

  • Disponível em: Prime Video

15. Todo Mundo em Pânico, de 2000

Essa sátira marcou gerações, assim como suas sequências. A ideia é simples: tirar sarro de todos os clichês de filmes de terror, inserindo momentos exagerados e ridículos, mas que servem ao seu propósito. Isso sem falar que o filme trouxe Brenda, uma das personagens mais icônicas da comédia.

  • Disponível em: Mercado Play, Prime Video

16. As branquelas, de 2004

Cultuado por seus momentos inesquecíveis, memes e piadas absurdas, As Branquelas se tornou um fenômeno cultural. Afinal, dois agentes do FBI negros se disfarçando de patricinhas loiras já é hilário. E a presença de Terry Crews no elenco só torna tudo mais divertido.

  • Disponível em: Netflix, Apple Tv
Adicionar aos favoritos o Link permanente.