Eles possuem várias habilidades especiais. Mas a ciência destaca a habilidade de cães perdidos de encontrarem sozinhos o caminho de volta para casa.
Cães perdidos podem voltar sozinhos para casa
É claro que, assim que notar que seu cão se perdeu, é necessário procurar ajuda para realizar buscas. Afinal, com os perigos que podem ser encontrados nas ruas, é normal se preocupar.
Apesar disso, os cães possuem a capacidade de voltar para casa e reconhecer o caminho sozinhos, mesmo depois de se perderem ou percorrerem grandes distâncias.
Essa habilidade é resultado de uma combinação de fatores biológicos e comportamentais, que faz com que os cachorros sejam mestres em localização.
Segundo a diretora sênior de ciência comportamental de abrigos da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) Bridget Schoville, “os cães podem reconhecer pontos de referência familiares pela visão, cheiro e som”.
“Alguns cães provavelmente se orientam reconhecendo a posição de um ponto de referência em relação à sua casa ou localização atual”, afirma a especialista.
Um dos casos mais conhecidos aconteceu em 2010, quando Laser, um beagle, retornou para sua família em Winnipeg, no Canadá, seis semanas após se assustar com os barulhos dos fogos de artifício.
A “bússola interna” dos animais
Outros animais, como aves migratória, baleias, fungos e lagostas, são conhecidos por explorar o campo magnético terrestres, usando sua recepção magnética.
Essa recepção é a capacidade que alguns animais, como cachorros, carregam em detectar campos magnéticos, o que lhes permite orientar-se e navegar com mais facilidade no ambiente.
Cães possuem um “mapa mental”
Em 2020, um estudo sobre alinhamento magnético e sua capacidade de melhorar a eficiência de orientação de cães de caça foi realizado por pesquisadores na República Tcheca.
No experimento, eles equiparam 27 cães de caça com coleiras de GPS e câmeras de ação, colocando-os livres em áreas florestais. Depois, analisaram as habilidades dos cães perdidos de navegar em direção a um local original através de áreas desconhecidas.
Após mais de 600 testes, os resultados mostraram que esse conhecimento de rota é uma espécie de mapa mental de registro, que ajuda o animal a estabelecer a rota.
Durante o estudo, aproximadamente 60% dos cães perdidos utilizaram o olfato para refazer seus passos e chegar novamente até seus donos.
Por isso, caso seu cão desapareça, não se desespere, pois é bem provável que ele conheça o caminho de casa. Mas não deixe de procurar ajuda, já que o bem-estar e a segurança do animal são de responsabilidade do tutor.