Organização sem fins lucrativos busca financiamento para investir mais em plataforma EAD e qualificar jovens e adultos para reinserção no mercado de trabalho, transição de carreira e empreendedorismo de forma gratuita. O Projeto Carreira já atendeu cerca de 570 pessoas em Uberlândia
Instituto Projeto de Vida/Divulgação
O Instituto Projeto de Vida (IPV) é uma organização social que tem capacitado centenas de pessoas em Uberlândia através do “Programa Carreira”, preparando jovens e adultos para a reinserção no mercado de trabalho, transição de carreira e empreendedorismo de forma gratuita.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
O instituto criou recentemente uma nova plataforma de ensino à distância para atender não somente pessoas de Uberlândia, mas de todo o país. Para a expansão do projeto, o instituto lançou uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar R$ 200 mil para transformar o curso presencial em um programa on-line completo.
A organização social foi criada em 2018 e já atendeu cerca de 570 pessoas em 13 turmas presenciais. Com a criação do EAD IPV, o projeto pretende alcançar um público bem maior, capacitando profissionalmente pessoas de diferentes regiões do país.
“Para colocar este objetivo em prática, queremos contar com a ajuda de todos para levar essa capacitação gratuita para todo o Brasil”, disse a presidente executiva do instituto, Raquel Garcia.
O financiamento coletivo é feito pela plataforma Benfeitoria e tem como meta inicial R$ 35 mil. O projeto só será financiado caso essa meta seja atingida, ou seja, caso as doações não cheguem nesse valor, os doadores recebem o dinheiro de volta.
O Instituto oferece ainda aos apoiadores da campanha recompensas exclusivas, como e-books, encontros com especialistas sobre inovação, gestão de pessoas e tráfego pago e oportunidade de criar uma rede de contatos com CEOs.
Alunos beneficiados pelo projeto
“Quando entrei no Instituto, estava vivendo um momento de grande incerteza na minha vida”. Essa fala é da Ana Júlia de Araújo Martins, de 22 anos, aluna do Projeto Carreira. Ela contou ao g1 que tinha desistido do curso de veterinária e estava iniciando o de sistemas de informação, mas não tinha certeza sobre suas escolhas.
“As palestras do curso, aliadas às conversas com os profissionais do instituto, me ajudaram a enxergar com mais clareza meus valores, propósitos e objetivos, além de fortalecer minha confiança sobre o caminho que quero seguir”, conta Ana.
Ela também destacou que, durante o projeto, desenvolveu importantes habilidades para o mercado de trabalho. O curso ensina a como se preparar para entrevistas de emprego, a forma adequada de se portar e como elaborar um currículo.
“É uma oportunidade incrível de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal”.
Ana Júlia de Araújo Martins, aluna do Instituto Projeto de Vida, fala sobre experiência durante o curso
Instituto Projeto de Vida/Divulgação
Sérgio Eduardo Ferreira Zanatta, de 32 anos, também contou sobre a experiência com o Projeto Carreira. Ele conheceu a organização através de uma amiga, em um momento de dificuldade na transição de carreira, da área comercial para a de tecnologia.
Segundo Sérgio, com o curso ele melhorou os pontos fortes dele e aprimorou os pontos fracos. Ele também falou que amadureceu a postura e o conhecimento que tinha, e que aproveitou todas as oportunidades que teve durantes os estudos.
“O curso me ajudou a ter uma visão muito mais clara dos meus objetivos e habilidades, e isso foi de grande ajuda, pois soube me direcionar da melhor forma para conseguir me realocar no mercado de trabalho, sentindo-me muito mais confiante e preparado”.
O aluno também falou sobre a liberdade que sentia para errar e então melhorar. “Brincávamos dizendo que era um ambiente seguro para errar sem ser julgado, o que nos permitia evoluir cada vez mais”, disse Sérgio.
“Esse curso mudou minha vida e, com certeza, vai mudar a dos próximos alunos também”.
Sérgio junto com outros alunos do Projeto Carreira, em Uberlândia
Instituto Projeto de Vida/Divulgação
Como ser aluno do Projeto Carreira
Segundo a organização, a participação no projeto é gratuita e são formadas três turmas por ano, sendo que cada curso tem duração em média de três meses.
Os interessados devem ser maiores de 18 anos e preferencialmente não estarem empregados, visto que precisam de disponibilidade de horário para participar do curso.
Não há uma data específica para a abertura de novas vagas. Os interessados podem acompanhar o site oficial do Instituto Projeto de Vida e também as redes sociais da organização.
📲 Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas