Viaturas falsas da PM e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) eram usadas em gravações de série, mas não tinham autorização dos órgãos de segurança, segundo o boletim de ocorrência. COI de Tremembé flagra viaturas falsas sendo usadas em gravação de série
Duas viaturas falsas da Polícia Militar e da Políca Penal do Estado de São Paulo deixaram as forças de segurança em alerta nesta terça-feira (26) em Tremembé (SP). Os veículos foram flagrados por câmeras da prefeitura, que fez o monitoramento e acionou a PM (veja vídeo acima).
Após abordagem, as equipes descobriram que os dois veículos eram usados na gravação de uma série, mas não tinham autorização dos órgãos de segurança e foram apreendidos, segundo o boletim de ocorrência.
“As câmeras inteligentes contam com um sistema que identifica placas fora de padrão ou sem registro, o que era o caso das viaturas falsas. Isso nos ligou um alerta. Conseguimos ampliar também a imagem e ver que o grafismo das viaturas não era original”, diz Marcus Querido, secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Tremembé.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Ainda de acordo com ele, o fato da placa dos veículos não ter registro oficial também chamou a atenção.
“Ontem já estávamos em uma situação maior de alerta porque era feriado por conta do aniversário de Tremembé. E como a cidade tem presídios famosos, temíamos que pudesse acontecer algum tipo de resgate. Por isso demos uma atenção maior a essas viaturas suspeitas”, conclui Marcus Querido.
Viatura falsa da PM é flagrada em Tremembé
Prefeitura de Tremembé/Reprodução
As duas viaturas falsas foram abordadas na rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123) e acabaram apreendidas.
No boletim de ocorrência, a polícia informou que fez contato com os organizadores da gravação e verificou que houve solicitações informais para o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e para a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) para a realização das filmagens. Apesar disso, não havia autorização da PM e da SAP.
“Após várias verificações, foi constatado que não houve autorização por parte da Polícia Militar do Estado de São Paulo, bem como por parte da Secretaria de Assuntos Penitenciários para a realização das filmagens, bem como utilização de veículos adulterados utilizados com os decalques das respectivas Secretarias”, diz trecho do BO.
O caso foi apresentado na delegacia de Taubaté e registrado como adulteração de sinal identificador de veículo automotor. O BO afirma que o uso das placas falsas nos veículos indicam finalidade “de caráter cenográfico, documental, ficcional. Longe de qualquer tipo de finalidade (ou busca) em mascarar (ou ocultar), uma conduta criminosa, ou até mesmo a busca de uma intenção fraudulenta”.
Apesar disso, O BO afirma que os responsáveis agiram com “imprudência”. Os carros foram apreendidos e um inquérito policial foi instaurado para investigar a conduta dos envolvidos.
Em nota, a Amazon informou que tinha as “autorizações devidas junto ao Departamento de Estrada e Rodagens (DER) para a utilização do local para a filmagem, e o assunto já foi esclarecido”.
O DER e a SAP foram acionadas, mas não retornaram até a publicação da reportagem.
Polícia apreende carros utilizados como ‘viaturas falsas’ para gravação de filme em Tremembé, SP
Reprodução
Polícia apreende carros utilizados como ‘viaturas falsas’ para gravação de filme em Tremembé, SP
Reprodução
Polícia apreende carros utilizados como ‘viaturas falsas’ para gravação de filme em Tremembé, SP
Reprodução
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina