• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Como harmonizar vinhos italianos com massas, carnes e risotos

Assim como as belas paisagens da Toscana, monumentos históricos, cidades inspiradas pela arte e a gastronomia, os vinhos italianos são uma tradição do país europeu. E para ter uma refeição, saber harmonizar os vinhos italianos com os pratos típicos, torna a experiência de conhecer a cultura da Itália ainda mais especial.

Imagem de um vinho sendo servido em uma taça

A técnica de harmonizar vinhos italianos é uma tradição para especialistas – Foto: Pixabay

O que significa a harmonização de vinhos?

Praticada por profissionais da gastronomia, enólogos e apreciadores da bebida, a harmonização do vinho é uma técnica que tem a intenção de tornar a experiência de provar a bebida ainda mais sensorial, combinando o vinho com a refeição servida, intercalando uma garfada de comida com um gole da bebida.

Essa harmonia pode ser composta de diversas maneiras, levando em consideração o terroir, termo em francês que se refere a um conjunto de fatores que influencia a qualidade de um produto, como o clima, geografia, práticas de cultivo e entre outros aspectos, como também a acidez, teor alcoólico e aromas.

Por isso, harmonizar vinhos italianos com as principais receitas do país é uma prática aprimorada constantemente, a partir de estudos, experimentações, processos de produção do vinho e de preparo dos pratos, considerando principalmente os ingredientes utilizados em cada um deles.

Como harmonizar vinhos italianos com massas

Reconhecida pela fartura e variedade de massas, a cozinha italiana proporciona diversas combinações em suas refeições, tornando o hábito de sentar-se a mesa ainda mais prazeroso.

Prato de lasanha com taça de vinho ao fundo

A combinação de vinhos com massas leva em consideração o molho, a acidez da bebida e outros fatores – Foto: Pixabay

Ao harmonizar vinhos italianos com massas, é preciso se atentar principalmente ao molho escolhido, tipo de massa, origem do vinho e tipo da uva escolhidos.

Mas o segredo principal é equilibrar o sabor do prato, ressaltando o melhor da comida italiana e da bebida. Confira a seguir quais os vinhos italianos harmonizam com cada tipo de molho:

Molho de tomate

Também conhecido como molho ao sugo, ele tem um preparo mais rústico, que deixa pedacinhos do tomate em sua textura. Por ter uma acidez particular, pratos assim pedem vinhos como o Chianti e o Primitivo.

Molho à bolonhesa

Recheio clássico da lasanha, o molho à bolonhesa é a combinação entre o tomate e o ragu de carne. Para acompanhar, a melhor escolha é um Santa Fosca Vino Rosso, preparado a partir de um blend de uvas que dão ao vinho uma coloração rubi.

Molho branco

Mais cremosos e também mais gordurosos, os molhos brancos pedem um vinho mais leve, como os brancos. Por isso, uma boa pedida é contar com vinhos como o Trebbiano ou o Pinot Grigio.

Molho pesto

Preparado a partir do manjericão fresco com nozes e queijo, o molho pesto tem perfume e sabor intenso. Assim, o vinho Friuli, feito com uvas brancas, são recomendados por seu aroma e presença marcantes.

Molho com frutos do mar

Para respeitar o sabor dos peixes e frutos do mar com as massas, é importante que o vinho não tire o aroma do prato. Logo, tipos mais frutados e florais como os rosês saem na frente, com destaque para o Sangiovese.

Como harmonizar vinhos italianos com carnes

A regra de ouro para arrasar ao harmonizar vinhos italianos com carnes é em relação à cor dos cortes. Cada tipo de prato preparado pede um tipo de vinho diferente. Sendo assim, confira os vinhos ideais para cada carne:

  • Carne vermelha: vinho tinto
  • Carne branca (peixes e aves): vinho branco
  • Carne de porco: vinho rosê
Tábua de madeira com carnes e vinhos ao fundo

A escolha do vinho como acompanhamento depende do corte da carne  – Foto: Freepik

Indo por cada categoria, os vinhos italianos tintos dão uma sensação gostosa na boca pelo tanino que possuem, quebrando o sabor de carnes como churrasco. Os melhores vinhos tintos italianos são: Primitivo di Manduria, Bracalle e Chianti.

Já os vinhos brancos trazem um frescor, ideal para carnes mais leves, como os peixes e o frango. Por isso, os melhores vinhos italianos para combinar com esses cortes são o Pinot Grigio, Lambrusco Branco e o Franciacorta.

Por fim, carnes gordurosas como a de porco pedem vinhos que tenham a combinação entre acidez, sabor frutado e aromas florais, dando uma sensação de leveza após o gole. Assim, os vinhos rosês mais indicados para acompanhar a carne de porco são Sogno Italiano e o Tramari.

Como harmonizar vinhos italianos com risotos

Prato típico italiano que conquistou o paladar dos brasileiros, o risoto fica ainda melhor quando acompanhado por um bom vinho. E a harmonização dos vinhos italianos com o prato segue o mesmo preceito de carnes e massas: tudo depende do corpo do molho e do corte da carne.

prato de risoto com vinho ao fundo

Risotos mais leves, como os de legumes, pedem a harmonização com vinhos brancos – Foto: Unsplash

Dessa maneira, risotos mais leves, como o risoto de funghi, legumes, camarão e frutos do mar pedem vinhos brancos. Já os que possuem carne vermelha em sua composição, como o risoto com ragu de linguiça ou de cordeiro, casam bem com um bom vinho tinto italiano.

E os risotos de frango, peito de peru e demais aves? Esses pedem um bom vinho rosê, uma vez que eles são versáteis e combinam bem com carnes brancas e seus temperos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.