Halfina Eddy-Evans, moradora do País de Gales, revelou como, sem saber, descartou uma fortuna de 569 milhões de libras (cerca de R$ 4,1 bilhões) em bitcoins de seu ex-namorado James Howells. A história remonta a nove anos, quando, após o término do relacionamento, ela seguiu a orientação dele e jogou fora um saco de lixo que continha um HD com a chave para acessar a fortuna digital.
Em entrevista ao Daily Mail, Halfina contou que foi o próprio James quem lhe pediu para se desfazer do “lixo dele”. “Eu não sabia o que estava dentro, mas fiz isso para ajudá-lo”, explicou ela. No saco preto estavam outros itens indesejados do ex, incluindo o HD com os dados das criptomoedas. Na época, James tinha acumulado cerca de 8 mil bitcoins, mas não dava atenção a eles até descobrir anos depois o valor da fortuna.
Ex tenta recuperar fortuna em bitcoins
Desde então, James tem feito tentativas para recuperar o dispositivo, pedindo ao Conselho de Newport, onde o lixo foi descartado, para permitir a busca no aterro sanitário. O Conselho, porém, recusou o pedido alegando os impactos ambientais e financeiros de uma operação desse porte. James, então, entrou com uma ação judicial contra a autoridade local, acusando-a de reter sua propriedade sem consentimento.
“Espero que ele encontre, não que eu queira um centavo do dinheiro dele, mas isso vai calá-lo!”, disse Halfina ao jornal. Ela e James têm dois filhos juntos. A primeira audiência do processo está marcada para o dia 3 de dezembro.