O restaurante popular de Florianópolis vai passar por importante alteração, a partir de 2025. O equipamento localizado na avenida Mauro Ramos deverá fechar para reformas, no começo do ano, e vai atender somente famílias previamente cadastradas, além de trabalhadores e estudantes.
Atualmente o instrumento é aberto ao público e, desde que foi inaugurado, em julho de 2022, vem sendo palco de diferentes polêmicas envolvendo pessoas em situação de rua.
A alteração foi revelada pelo prefeito Topázio Neto (PSD), em entrevista exclusiva à Coluna Bom Dia.
De acordo com o chefe do Executivo, a intenção é deslocar as pessoas em situação de rua até a Passarela da Cidadania, onde serão servidos almoço e janta.
“Ali [no restaurante popular] eu quero focar nas famílias de baixa renda pré-cadastradas e também nos trabalhadores do centro da cidade, bem como estudantes. Não vamos retirar [o restaurante do local], mas vamos mudar o perfil do público”, projetou.
Restaurante Popular na Câmara de Vereadores
A Câmara de Vereadores começou a votar, nesta segunda-feira (25), um requerimento de autoria da vereadora Manu Vieira (PL) para a realização de uma reunião ampliada para tratar do restaurante popular e os seus desafios.
A vereadora Carla Ayres (PT) falou sobre o tema e lembrou que a população em situação de rua é um público do restaurante popular.
“Acho preocupante quando criamos uma dicotomia sobre usuários do restaurante e população em situação de rua. Toda a população deve ser atendida pelo restaurante popular”, observou.
A discussão do requerimento segue nesta terça-feira (26).