• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Fiasco histórico, novela que foi apagada da história da Globo é resgatada por fãs de cantora

Fabio Jr. na novela O Amor é Nosso. (Foto: reprodução/Globo)
Fabio Jr. na novela O Amor é Nosso. (Foto: reprodução/Globo)

A novela Amor é Nosso (1981) é considerada um dos maiores fiascos da história da Globo, a ponto de ter sido praticamente apagada pela emissora. Estrelada por Fábio Jr., a trama das 19h prometia ser um sucesso, mas acabou se tornando uma dor de cabeça tão grande que seus registros foram quase todos excluídos.

O folhetim foi escrito inicialmente por Roberto Freire e Wilson Aguiar Filho, com Fábio Jr. no papel principal. Em alta na época, após sucessos como Cabocla (1979) e Água Viva (1980), o cantor e ator interpretava Pedro, um jovem músico em busca de fama e reconhecimento. A história começava com ele abandonando a casa dos pais ao descobrir que seu irmão, Cláudio (Ney Sant’Anna), havia se envolvido com sua namorada, Selma (Zaira Zambelli). Ele, então, passa a morar em uma república de estudantes, onde conhece Nina (Myrian Rios), seu novo par romântico.

Apesar da música-tema “Eu Me Rendo”, cantada pelo próprio Fábio Jr., e de uma trama aparentemente moldada para destacar o carisma do protagonista, a novela foi duramente criticada. O excesso de personagens e uma trama considerada confusa afastaram o público. Para tentar salvar o projeto, a Globo entregou o projeto a Walther Negrão, que promoveu uma passagem de tempo, com novos cenários, figurinos e mudanças nos personagens. Uma tragédia envolvendo um acidente de ônibus foi cogitada para reduzir o elenco, mas acabou descartada. Ainda assim, os esforços não surtiram efeito, e a audiência permaneceu abaixo dos 40 pontos, um desempenho muito ruim para os padrões da época.

+ Vem aí? Belo abre o jogo sobre carreira em novelas após estrear como ator em séries e no cinema: “Mandei muito bem”

Com o fracasso, Amor é Nosso teve suas fitas apagadas, sobrando apenas a abertura e algumas chamadas de divulgação. Isso tornou impossível resgatar a novela, mesmo por meio de iniciativas como o projeto Fragmentados, do Globoplay, que recupera produções incompletas do acervo da emissora.

Marlene em cena de O Amor é Nosso. (Foto: reprodução/Memória Globo)
Marlene em cena de O Amor é Nosso. (Foto: reprodução/Memória Globo)

Fãs da cantora Marlene guardam imagens da novela

Curiosamente, a novela ganha nova atenção agora graças aos fãs da cantora e atriz Marlene (1922-2014), que completaria 102 anos nesta última sexta-feira (22). Segundo informações do site da jornalista Heloísa Tolipan, Cezar Sepúlveda, presidente da Associação Marlenista do Rio de Janeiro, e o pesquisador João Carlos possuem cerca de oito fitas VHS com cenas da artista na novela. Esse material foi gravado pelo fã Zello Visconti e hoje é tratado como raridade.

+ Sem novela indicada ao Emmy, Brasil dá jeitinho e marca presença na categoria de outra forma

A página Marlene, a Maior, no Instagram, promete divulgar novos conteúdos sobre Amor é Nosso, mantendo viva a memória de uma novela que, mesmo “apagada”, ainda desperta a curiosidade dos fãs da teledramaturgia brasileira.

Colaborou: Renan Santos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.