O colesterol alto é um dos fatores que mais contribuem para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Assim, é fundamental controlar o nível de colesterol, que é um tipo de gordura fundamental para o organismo.
Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo fígado, enquanto os outros 30% são adquiridos pela alimentação. O colesterol LDL é conhecido como “colesterol ruim”. Em excesso, ele pode formar placas de gordura que aumentam o risco de obstrução (pode levar a infarto ou acidente vascular cerebral, o AVC). Já o colesterol HDL é o “colesterol bom” e ajuda a evitar a obstrução das artérias.
Quando o assunto é saúde, não dá para descuidar. Assim, é fundamental checar e controlar o nível de colesterol. A nutricionista Patricia Leite aponta alguns sinais que podem indicar colesterol alto.
– Vou falar os principais sinais de colesterol elevado. É muito importante a gente controlar os níveis de colesterol para ter uma boa saúde cardiovascular, para prevenir AVC, derrames, infartos e outras condições de saúde importantes – afirma a nutricionista.
* Importante: este conteúdo não deve substituir avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas na área da saúde e bem-estar.
Oito sinais de colesterol alto
- dores frequentes de cabeça
- aumento da pressão arterial
- formigamento e desconforto nas extremidades
- disfunção erétil
- dor no peito
- xantelasma (bolinhas de gordura perto dos olhos)
- arco corneano
- xantomas tendinosos