Florianópolis sedia pela primeira vez o Delas Summit, considerado o maior evento de empreendedorismo feminino do Sul do Brasil. Organizado pelo Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a segunda edição do evento começou na última quinta-feira (21) e segue até esta sexta (22) no CentroSul.
A expectativa é de receber cerca de 5.000 mulheres presencialmente até o encerramento. Dados de 2023 do DataSebrae mostram que as mulheres são responsáveis por 35% das empresas em atividade em Santa Catarina. Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, o evento tem um papel transformador.
“Só alcançaremos uma sociedade justa e igualitária quando garantirmos a inclusão das mulheres na geração de renda, no protagonismo econômico e no empreendedorismo criativo. Este evento é um marco para uma economia mais inclusiva”, destaca.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae de Santa Catarina, Renato Campos Carvalho, reforçou o potencial das mulheres no Estado. “Além das 5.000 mulheres esperadas presencialmente, mais de 20 mil estão conectadas online em todo o país. Santa Catarina é referência, com 65% do varejo comandado por mulheres. Queremos fortalecer ainda mais essa liderança feminina nos negócios”, ressalta.
Troca de experiências
A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, destaca a troca de experiências proporcionada pelo evento. “Este encontro é um espaço de diálogo, inspiração e troca entre mulheres. É um momento crucial para discutirmos o empreendedorismo feminino e sua importância para o Brasil.”
Ela também aborda os desafios enfrentados pelas mulheres no ambiente de negócios. “Não é um problema delas conseguirem menos financiamento e pagarem mais impostos, isso é um problema da nossa economia, e é a nossa economia que precisa resolver. Sem diversidade não há inovação, e é fundamental que as políticas públicas coloquem as empreendedoras no centro das discussões”, conclui.
Espaço para conexão e inspiração
Com mais de 150 expositoras, 80 palestrantes, 16 horas de programação, 30 parceiros, uma plenária e oito palcos simultâneos, o Delas Summit permite trocas de experiências e conexão. Entre as participantes, Camila Hencke, fundadora da Unaalma, apresentava a sua empresa com um ano e oito meses de atuação, voltada ao desenvolvimento de marcas lideradas por mulheres.
“Quando cursava design, sempre fui muito criativa e quis empreender. Durante o processo, ouvi que não tinha perfil empreendedor, mas descobri que cada mulher tem seu jeito próprio de empreender e que é possível alcançar sucesso sendo autêntica”, afirma.
O evento também recebeu figuras de destaque nacional como a maquiadora Mari Maria e a empresária Natalia Martins, fundadora da Natalia Beauty. A programação incluiu palestras, mentorias e oficinas, como a da colunista do jornal ND, Luiza Gutierrez, que estreia a coluna Mulheres na edição deste fim de semana.
Inclusão e diversidade
Cleuse Soares, cofundadora do Morro do Silício, projeto que conecta as periferias ao ecossistema de inovação de Florianópolis, fazia um papel importante de pertencimento. Em parceria com o Sebrae, Cleuse possibilitou a 23 mulheres negras a oportunidade de apresentar seus trabalhos, ampliar suas redes de contato e buscar inspiração.
“O objetivo é conectar essas profissionais, em sua maioria mulheres negras, a espaços de destaque. Promover essa integração e fortalecer suas redes é essencial. A parceria com o Sebrae Delas foi fundamental para abrir essas portas”, explica.
Lauriana Vieira Menegildo, fundadora da agência de viagens Ubuntu e integrante do Morro do Silício, reforçou a importância de participar de um evento focado no empreendedorismo feminino. “Como empreendedora, mulher e negra, é muito significativo estar aqui. Conectamos pessoas, trocamos experiências e ganhamos visibilidade, o que é essencial para o nosso crescimento.”