Ação gratuita será realizada em Salvador e Lauro de Freitas, no mês de dezembro; procedimentos serão marcados dia 30 de novembro. Mamografia ainda é a principal forma de prevenção contra o câncer de mama
Reprodução/TV Globo
A CAM, clínica especializada em saúde da mulher, vai oferecer 300 mamografias gratuitas no mês de dezembro para mulheres de 40 a 70 anos. A ação do grupo Oncoclínicas é parte da campanha “Meu Combustível Salva”, realizada em parceria com a rede de postos Shell.
O trabalho foi idealizado pela mastogista Carolina Argolo e chega ao quarto ano consecutivo.
“Além de ampliar o acesso ao exame de mamografia, essencial para diagnóstico precoce do câncer de mama, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção”, afirma Carolina Argolo, mastologista da CAM e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Bahia.
Podem se increver mulheres de 40 a 70 anos que atendam aos seguintes critérios:
– que tenham feito mamografia há mais de um ano ou mais (ou nunca tenham realizado o exame);
– que sejam usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS)
As inscrições serão feitas exclusivamente no último sábado de novembro, por meio do telefone (71) 3512-8600. Os exames acontecerão nas unidades da CAM no Itaigara e Canela, em Salvador, e também em Lauro de Freitas.
Pacientes que apresentarem resultados suspeitos (classificados como BIRADS 4 ou 5) terão acesso a consultas com mastologista e biópsias para confirmação do diagnóstico. Casos confirmados de câncer de mama serão encaminhados para tratamento no Hospital Aristides Maltez.
A importância do diagnóstico precoce
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2024, são esperados 4.230 novos casos de câncer de mama na Bahia, enquanto no Brasil a previsão é de 73.610 casos.
A falta de acesso ao exame de mamografia é uma das principais causas de diagnósticos tardios, que dificultam o tratamento.
“A mamografia faz toda a diferença para a detecção precoce e o sucesso do tratamento, pois é capaz de identificar lesões muito iniciais, nódulos muito pequenos, quando eles ainda não são palpáveis”, afirma Carolina Argolo. A especialista lembra que o diagnóstico precoce pode representar 90% de chance de cura.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻