Um levantamento feito pelo portal ND Mais aponta que, em 2024, Florianópolis já teve 134 dias com chuvas, tornando-se o terceiro ano mais chuvoso desde 2020. Entre os últimos 5 anos, o volume de chuvas na capital catarinense este ano já soma 2.120 milímetros, segundo a Epagri/Ciram.
De acordo com dados da Epagri/Ciram, entre 2020 e 2024, a soma do volume de precipitações em Florianópolis até o momento é de 10.249,2 milímetros de chuvas. Os números apontam que 2024 já é o terceiro ano mais chuvoso na capital.
Ainda de acordo com o órgão, este ano, Florianópolis teve 179 dias sem chuvas. Em relação ao ano de 2023 – que teve 222 dias sem chuvas – em 2024, a capital catarinense teve 43 dias a mais de precipitações.
2024 já é o 3º ano mais chuvoso na capital; confira a lista
- (2022): 2.360 milímetros de chuva
- (2021): 2.231,8 milímetros de chuva
- (2024): 2.120 milímetros de chuva
- (2023): 1.903 milímetros de chuva
- (2020): 1.634,4 milímetros de chuva
- (As precipitações são referentes a 1 hora por milímetro)
Risco de alagamentos e deslizamentos deixam SC em alerta nesta sexta-feira
A circulação marítima persiste nesta sexta-feira (22), em grande parte do estado. Chuvas persistentes, de moderada a forte intensidade, devem continuar atingindo áreas entre o leste dos Planaltos e a faixa litorânea do Santa Catarina. Nas demais regiões, há possibilidade de temporais isolados.
Há riscos de baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica. O risco é de moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos nas áreas litorâneas e de planaltos.
O vento perde força, mas o mar segue agitado em todo o litoral catarinense. As ondas podem chegar entre 2 e 2,5 metros, oferecendo riscos para navegação e atividades pesqueiras.
Quando a chuva dará trégua em Santa Catarina?
As pancadas de chuva devem começar a dar trégua neste fim de semana. A circulação marítima começa a perder força a partir de sábado (23). Porém, a chuva continua no litoral Sul e na Grande Florianópolis.
As chuvas podem ser mais intensas no litoral Norte devido a áreas de instabilidades na divisa com o Paraná. Nesta região, o risco é de moderado a alto para enxurrada, alagamentos e deslizamentos.
Porém, nas demais regiões, o tempo volta a ficar mais estável, com sol entre nuvens. Pode haver possibilidade para chuvas fracas e isoladas, mas passageiras. Pela manhã de sábado (23), o mar segue agitado com ondas de até 2,5 metros, mas as condições melhoram ao longo do dia.
No domingo (24), ainda há condições para chuva fraca e isolada entre a Grande Florianópolis, Vale, Planalto e Litoral Norte. Porém, o tempo volta a se estabilizar em todo o estado, com predomínio do sol entre nuvens no Grande Oeste e sol entre nebulosidades nas demais regiões.