• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

FMS anuncia vacinação de cães e gatos contra raiva nas zonas rurais de Teresina; confira datas


Zonas Norte e Leste receberão os agentes nas propriedades nos dias 23 e 30, respectivamente. A imunização nas zonas rurais Sul e Sudeste ainda não tem data cerca para acontecer. Vacinação de cães e gatos contra raiva em Teresina
Izabella Lima/g1Piauí
A segunda fase da vacinação de cães e gatos contra raiva, nas zonas rurais Norte e Leste de Teresina, ocorrerá nos dias 23 e 30. Na etapa rural, os vacinadores irão nas propriedades imunizar os animais. A imunização tinha sido adiada por falta de transporte.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Conforme a Fundação Municipal de Saúde (FMS), cachorros e gatos da zona rural Norte serão vacinados neste sábado (23). No próximo sábado (30), os animais da zona rural Leste serão contemplados. A imunização nas zonas rurais Sul e Sudeste ocorrerá nos sábados seguintes.
A vacinação antirrábica na Zona Rural de Teresina, com foco em prevenir a disseminação do vírus da raiva, foi adiada mais de um mês devido à falta de transporte adequado. Inicialmente, estava prevista para os dias 12 e 19 de outubro.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“Na zona rural, onde o contato com animais de vida livre e o risco de exposição ao vírus são ainda maiores, a necessidade de cobertura vacinal é mais urgente. Cada animal não vacinado representa uma potencial fonte de infecção, expondo não só os moradores da área rural, mas também toda a população do município”, apontou o despacho enviado à presidência da FMS.
A raiva é uma doença viral altamente letal, com taxa de mortalidade próxima a 100%. No Brasil, casos de raiva em humanos voltaram a ser registrados, reforçando, segundo a gerência de zoonose, a urgência da imunização de cães e gatos, principais transmissores da doença.
Morte por raiva no PI
Em agosto, um homem morreu vítima de raiva humana, contraída após ele ser mordido por um sagui na zona rural de Piripiri, 166 km ao Norte de Teresina.
O órgão informou que os últimos casos de raiva humana no estado aconteceram há mais de 10 anos, em 2013, nas cidades de Parnaíba e Pio IX.
O paciente foi internado com encefalite (inflamação do cérebro), ocasionada pelo vírus da raiva. A vítima começou a sentir sintomas como vômito, aumento da saliva e desmaio, no dia 6 de agosto. Mas ele só procurou o Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, no dia 12 de agosto, quando foi transferido para a capital.
Raiva: o que é e o que fazer
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.
A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.
O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças.
O período de incubação está relacionado à localização, extensão e profundidade da mordedura, arranhadura, lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado; da proximidade da porta de entrada com o cérebro e troncos nervosos; concentração de partículas virais inoculadas e cepa viral.
A vacinação de cães e gatos é a única forma de se evitar a doença. Em caso de incidentes com animais, a orientação é procurar atendimento médico.
*Estagiária sob a supervisão de Maria Romero
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.