Buscando inspiração para planejar suas viagens do próximo ano? Expedia, Hotels.com e Vrbo, três grandes plataformas globais de viagem, se uniram para lançar o Unpack ’25, uma pesquisa que analisa as tendências de turismo que devem bombar em 2025, com previsões de para onde as pessoas mais irão e o tipo de atividades que elas devem fazer.
De acordo com a pesquisa, os turistas querem fugir de cidades superlotadas e conhecer novos destinos, menos convencionais. Como alternativa para desviar a rota de Paris, que tal visitar a cidade de Reims, também na França? Ou então, ao invés de ir somente à Milão, na Itália, passe uns dias em Brescia. Cansado da multidão de Cancún? Experimente Cozumel, no México.
Outras opções de desvio são as cidades de Santa Bárbara (Estados Unidos), Waikato (Nova Zelândia), Girona (Espanha), Fukuoka (Japão), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Krabi (Tailândia) e Canmore (Canadá).
Um comportamento curioso da Geração Z também deve influenciar nos roteiros de viagem do próximo ano: eles estão dispostos a atravessar oceanos para adquirir produtos que só são encontrados em certos lugares. Chocolates de Dubai, itens de skincare coreanos, doces do Japão e manteiga da França viralizaram no TikTok e foram responsáveis por atrair milhares de turistas para esses países, com o principal motivo de adquirir os produtos.
Além disso, outro programa que está se tornando queridinho dessa geração, além de conhecer os principais pontos turísticos, é visitar mercados e mercearias locais para experimentar as comidas típicas da região. A pesquisa mostra que 39% dos viajantes costumam ir a esses estabelecimentos e 44% compram produtos que não são encontrados em casa.
Hotéis e resorts all inclusive estão se tornando os preferidos da Gen Z, que vem cada vez mais pesquisando sobre essa opção na internet. Para 41% deles, hospedagens com tudo incluso geram um estresse mínimo, enquanto 39% prefere esse estilo pela facilidade das reservas, e 38% pela sensação de luxo.
Alguns dos locais sugeridos pela publicação são o Alpinresort ValSaa – Sport & Spa, em Saalbach, na Áustria, o Hotel Riu Palace Mauritius, em Le Morne, nas Ilhas Maurício, e o Royalton CHIC Antigua, em Saint John’s, Antígua e Barbuda.
Os pesquisadores identificaram, também, que hotéis com bons restaurantes contribuem muito para a experiência dos hóspedes. A tendência é que os locais explorem e melhorem cada vez mais a gastronomia oferecida.
A expressão JOMO tem ganhado força na internet e significa joy of missing out, ou seja, a alegria em estar perdendo algo. Aplicando o conceito ao contexto de viagem, os turistas acreditam que esse sentimento ajuda na saúde mental e no bem-estar, sendo que para 62% deles, auxilia também na redução do estresse e da ansiedade. Assim, a preferência por viagens a praias, lagos e montanhas, destinos que permitem momentos de descanso e lazer, vem aumentando.
A busca por experienciar algum fenômeno natural também é um dos motivos para planejar viagens. Ver a aurora boreal, gêiseres, vulcões e termas, nadar e mergulhar com animais, são algumas das maravilhosas experiências que o planeta proporciona e que despertam o interesse dos turistas.
Em 2025, os roteiros de viagem também devem ser influenciados pelos filmes, séries e programas de TV. Quem nunca assistiu algo na televisão e sonhou em conhecer o local onde foi filmado? Destinos como Dubai, Escócia, Cidade do Cabo e Montana e Wyoming são sets das produções The Real Housewives of Dubai, The Traitor, One Piece e Yellowstone, respectivamente, e parte das visitas de cada cidade no próximo ano deve ser estimulada pelos fãs dos programas.
Por fim, a última tendência apontada no relatório destaca a influência das redes sociais e dos criadores de conteúdo no planejamento das viagens. Metade das pessoas que participaram da pesquisa afirmaram que compram algo todos os dias, semanas ou meses por conta de algum influenciador.
The post Hotéis all inclusive e fenômenos naturais estão entre as tendências de viagem para 2025 first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.