Obra cinematográfica ‘Piracicaba’ foi rodada em 1922 com produção de poeta, jornalista e artista plástico, Menotti Del Picchia, um dos nomes mais importantes do modernismo brasileiro. Projeto restaura e digitaliza filme ‘Piracicaba’ rodado na cidade em 1922 com produção do poeta e escritor Menotti Del Picchia
Imagens de Arquivo/Projeto Piracicaba 1922 – Urgência Filmes
Piracicaba (SP), cidade do interior paulista a cerca 150 quilômetros da capital, foi o cenário escolhido da produção de um longa-metragem para as comemorações do centenário da Independência do Brasil em 1922. Na direção do filme, estava o poeta, jornalista e artista plástico, Menotti Del Picchia, um dos nomes mais importantes do Modernismo brasileiro, articulador e militante do movimento que resultou na Semana de Arte Moderna, naquele mesmo ano, e mudou o cenário da arte no país.
O filme ‘Piracicaba’ passou por processo de restauro e digitalização e será exibido nesta quinta-feira (21) , às 19h30, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central de Piracicaba (SP), com acompanhamento de trilha sonora ao vivo, produzida especialmente para a obra cinematográfica. A entrada é gratuita.
Imagens registradas no filme ‘Piracicaba’ feito em 1922 sob direção de Menotti Del Picchia em meio às comemorações do centenário da Independência do Brasil
Imagens de Arquivo/Projeto Piracicaba 1922 – Urgência Filmes
Guardado no acervo do Museu Martha Watts em Piracicaba (SP) desde o início dos anos 2000, o filme original tem uma hora e vinte de duração e é considerado pela Cinemateca Brasileira o primeiro longa-metragem rodado na cidade que dá o nome a produção. Menotti Del Picchia era o proprietário da produtora “Independência Film”, responsável pelo filme.
Em 2024, a obra cinematográfica foi restaurada e digitalizada em resolução 4k pela equipe da Urgência Filmes e terá exibições gratuitas à população com acompanhamento de trilha sonora ao vivo feita especialmente para o filme. – Confira datas, a seguir, na reportagem.
Projeto restaura e digitaliza filme ‘Piracicaba’ rodado na cidade em 1922 com produção do poeta e escritor Menotti Del Picchia
Imagens de Arquivo/Projeto Piracicaba 1922 – Urgência Filmes
Entre os espaços registrados no longa ‘Piracicaba’ há lugares como a Estação da Paulista, o Matadouro Municipal, o Engenho Central, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, campus da USP na cidade.
“Há também lugares e estruturas que já não existem mais, como o antigo Mirante, o antigo Mercado Municipal, as linhas de bonde e a Rua do Porto, além do rio Piracicaba, com banhistas, pescadores e lavadeiras”, destaca Thiago Altafini, o diretor-geral da película.
O filme mostra também personalidades da época, como Sud Menucci, o coronel Fernando Febeliano da Costa e o poeta modernista Menotti Del Picchia, proprietário da produtora Independência Film, responsável pelo filme original.
Projeto restaura e digitaliza filme ‘Piracicaba’ rodado na cidade em 1922 com produção do poeta e escritor Menotti Del Picchia
Imagens de Arquivo/Projeto Piracicaba 1922 – Urgência Filmes
Restauro e digitalização
O processo de escaneamento e digitalização, com tecnologia de escaneamento em resolução 4K, que permite mais qualidade de imagem, foram feitos pela equipe da Cinemateca Brasileira e do Laboratório Cinecolor Digital.
A restauração digital pelo laboratório Cinecolor Digital. As sessões de exibição do filme serão acessíveis pelo aplicativo MovieReading, com audiodescrição, tradução em libras e legendas descritivas. A utilização do app é feita durante as exibições presenciais.
Projeto restaura e digitaliza filme ‘Piracicaba’ rodado na cidade em 1922 com produção do poeta e escritor Menotti Del Picchia
Fabio Zang/Projeto Piracicaba 1922 – Urgência Filmes
Documentário
Além do processo de digitalização e restauro, também foi produzido um documentário que contextualiza historicamente o filme e registra as fases do projeto. Como o filme é silencioso, produzimos também uma trilha sonora original após um pesquisa sobre autores e compositores locais da mesma época do filme
“Esse projeto permite a preservação do patrimônio histórico que é esse filme para as gerações futuras com imagens raras da cidade e possibilita que o público conheça um pouco como era Piracicaba no início do século 20”, explica.
Processo de escaneamento e digitalização de filme rodado em Piracicaba em 1922 é feito pela Cinemateca Brasileira
Fabio Zang/Projeto Piracicaba 1922 – Urgência Filmes
Espírito do lugar
O diretor-geral do projeto de restauração e digitalização do filme original, Thiago Altafini, conta que teve acesso a produção no início dos anos 2000.
“Lá se vão 20 anos. Naquela ocasião, transferi para vídeo alguns trechos do filme e utilizei em um documentário chamado ‘O Espírito do Lugar’, com memórias de Piracicaba. Desde então, o filme ficou guardado no acervo no Centro Cultural Martha Watts”, relembrou.
Em 2022, quando o filme original completava 100 anos, Altafini e a equipe da produtora decidiram elaborar o projeto de restauro e digitalização, que só foi possível realizar em 2024.
“Um dos proprietários da Independência Filmes, empresa responsável pela produção do filme original, é o poeta e escritor Menotti Del Picchia, coincidentemente um dos idealizadores, junto com Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, entre outros, da Semana de Arte Moderna que aconteceu naquela mesmo ano de 1922”, destaca Altafini.
Primeiro longa-metragem produzido em Piracicaba, em 1922, ganha restauro e digitalização em projeto da Urgência Filmes
Fabio Zang/Projeto Piracicaba 1922 – Urgência Filmes
Pioneiros do cinema brasileiro
“Inclusive Menotti Del Picchia, junto de seu irmão José Del Picchia e do sobrinho Victor Del Picchia, são considerados pioneiros do cinema brasileiro, tendo produzido posteriormente no final dos anos 20 e inicio dos 30, as primeiras experiências com cinema sonoro no Brasil”, acrescenta.
O projeto de restauro e digitalização, chamado “Piracicaba 1922”, é da Urgência Filmes e foi realizado com recursos da Lei Paul Gustavo Estadual, do Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
A responsável pelo projeto é a produtora audiovisual Urgência Filmes com direção-geral de Thiago Altafini e produção de Carol Alleoni.
Outras exibições
Após a exibição do Teatro Erotides de Campos, ocorrerá mais três exibições públicas, a primeira delas no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, no dia 12 dezembro, às 19h30. Mais uma sessão acontecerá em 2025, com data ainda a definir.
Todas as sessões têm entrada gratuita.
VÍDEOS: destaques da região de Piracicaba
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba