Primeira licitação foi anulada e local está sem uso desde o incêndio, há um ano e nove meses. Píer atingindo pelo fogo em Piracicaba um ano atrás foi tomado pela vegetação aquática e ainda tem marcas das chamas.
Reprodução/EPTV
Um ano e nove meses após incêndio no píer turístico da Rua do Porto, em Piracicaba (SP), o local segue sem funcionar. Nesta quinta-feira (13), a prefeitura retirou a estrutura danificada e diz que prevê um projeto de reconstrução, mas não deu prazo para concluir.
A rampa fica localizada na Rua do Porto, um dos principais pontos turísticos da cidade. Era por ela por onde barcos saíam para levar turistas para passeios pelo Rio Piracicaba, mas o fogo consumiu totalmente as madeiras, restando apenas sua estrutura metálica, em julho de 2021.
A prefeitura chegou a abrir uma licitação e contratar empresa para recuperar o píer, mas o contrato foi anulado. Até agora, não há previsão para que o píer seja recuperado ou reconstruído, quase dois anos após o incêndio.
Entenda o imbróglio para reparo do píer:
Incêndio atinge o píer – 22 de julho de 2021
Após o incêndio, os passeios foram suspensos até agosto de 2021, quando passaram a ser realizados de maneira provisória por uma estrutura montada na rampa do largo dos pescadores.
Prefeitura publica em 22 de fevereiro de 2022 um edital de licitação para recuperação do píer.
Após a licitação, uma empresa chegou a ser contratada para a obra, nove meses após o incêndio, pelo valor de R$ 234 mil, com prazo previsto para finalização dos trabalhos de 180 dias.
Incêndio completa um ano sem prazo para obras.
Licitação para recuperar píer turístico é anulada em agosto de 2022. Publicação em Diário Oficial aponta que a administração municipal não atendeu um pedido da Jarabe Engenharia para que um termo aditivo fosse firmado no contrato.
Prefeitura anuncia que prepara outra licitação em fevereiro deste ano, com prazo para conclusão do certame para o segundo semestre.
Píer turístico é removido do local e prefeitura diz que novo projeto para reconstrução está em andamento, mas ainda não foi aberta nova licitação – 12 de abril de 2023
Vista de passeio de barco pelo Rio Piracicaba em julho de 2022.
Reprodução/EPTV
A reportagem também questionou a prefeitura sobre detalhes do novo projeto, mas a administração não retornou ao contato até esta publicação.
Investigação
À época do incêndio, a prefeitura informou que suspeitava de um ato criminoso, já que as madeiras eram antichamas e foram totalmente consumidas pelo fogo.
O g1 questionou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) sobre a investigação e se foi confirmado que o incêndio foi criminoso.
Em nota, o Setor de Investigação da Delegacia Seccional informou que constatou que no local e imediações não há registros de câmeras de monitoramento. “Ainda não foi possível estabelecer se o incêndio foi culposo ou doloso.”
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Entenda por que píer do principal ponto turístico de Piracicaba segue fechado há quase dois anos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.