Programação começa nesta terça (19) e segue até 27 de novembro. Atividades são promovidas pela Administração da Ilha e pelo Projeto Golfinho Rotador. Maracatu Nação Noronha vai se apresentar na programação
Ana Clara Marinho/TV Globo
O Dia da Consciência Negra, celebrado na quarta (20), vai ser comemorado em Fernando de Noronha com uma semana de atividades, entre apresentações culturais, exposição e rodas de diálogo. A programação gratuita começa nesta terça-feira (19), a partir das 19h30, na Praça São Miguel.
A agenda inclui apresentação do Maracatu Nação Noronha, roda de capoeira, show com o cantor Wilker Brasileiro, além de feirinha com comidas de origem afrodescendente, oficinas e batalhas de rimas (confira a programação completa mais abaixo).
O evento é promovido pela Administração da Ilha e o Projeto Golfinho Rotador, com atividades até o dia 27 de novembro. O dia 20, no qual é celebrado o Dia da Consciência Negra, marca a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, um dos principais representantes da resistência negra à escravidão no Brasil.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Para o superintendente de Turismo, Cultura e Esportes da Administração de Noronha, Thiago Correia, o Dia da Consciência Negra precisa de maior visibilidade. “Essa data é de extrema relevância e precisa ser discutida, principalmente diante do contexto social que vivemos atualmente”, disse Thiago Correia.
O coordenador do Projeto Golfinho Rotador, José Martins, afirmou que a entidade reforça ações para combater o preconceito e fortalecimento da cidadania.
“O Projeto Golfinho Rotador apoia o resgate a cidadania dos ilhéus, em Fernando de Noronha. Somente com o povo exercendo a cidadania, combatendo as mazelas dos preconceito teremos uma sociedade sustentável e justa para a comunidade, para as pessoas e para os golfinhos”, declarou José Martins.
Desde 1990, o Projeto Golfinho Rotador realiza trabalho de monitoramento e conservação dos cetáceos em Fernando de Noronha, com apoio do Programa Petrobras Socioambiental. Além das ações de pesquisa, a entidade incentiva o surfe entre os jovens, grupo de maracatu e desenvolve atividades na Escola Arquipélago e no Centro Integrado Bem-Me-Quer.
LEIA TAMBÉM:
Dia Nacional da Consciência Negra: veja o que abre e o que fecha em Fernando de Noronha
Programação
🗓️ Quarta-feira (20)
Cortejo do Maracatu Nação Noronha, com concentração às 20h30, no Bosque Flamboyant; desfile pelas ruas até o Centro Cultural Dona Nanete, na Vila dos Remédios;
🗓️ Quinta-feira (21)
Batalha de rimas com os estudantes da Escola Arquipélago, nos turnos da manhã e da tarde, na Escola Arquipélago;
🗓️ Sábado (23)
Contação de histórias, às 16h, na área externa da Biblioteca Heleno Armando, na Vila do Trinta;
Exposição “Afrocentrado Noronha: um Autorretratos de Famílias”, a partir das 19h30, no Memorial Marieta Borges, na Vila dos Remédios;
🗓️ Domingo (24)
Palestra “A Origem e as Características do Maracatu Nação Noronha”, com a coordenadora Dora Costa, e apresentação da agremiação, a partir das 20h, no Memorial Marieta Borges;
🗓️ Segunda-feira (25)
Oficina “Você Sabe Declarar a sua Raça/Cor?”, com Dayse Rodrigues, das 10h às 12h, no Memorial Marieta Borges;
🗓️ Terça-feira (26)
Oficina de turbantes, com Thuanye Duarte e Carolina Alves, das 10h às 12h, no Memorial Marieta Borges;
Oficina de trança nagô, com Luame, das 15h às 17h, no Memorial Marieta Borges;
Bate-papo com a cantora Héloa e orientação de desfile, a partir das 17h, no Memorial Marieta Borges;
🗓️ Quarta-feira (27)
Pocket Show com Héloa, às 19h30, no Memorial Marieta Borges;
Desfilhe de turbantes e tranças nagô, às 20h30, no Memorial Marieta Borges.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias