A ETA (Estação de Tratamento de Água) do Cubatão já opera em capacidade máxima, chegando em 1,7 mil litros de água por segundo, de acordo com informações da Companhia Águas de Joinville. A medida visa acelerar o abastecimento para os imóveis atendidos pela estação que enfrentam a falta de água em Joinville, após a interrupção ocorrida no último domingo (17).
Desde o retorno das operações, na tarde de segunda-feira, até as 5h30 desta terça-feira (19), foram distribuídos 86,7 milhões de litros de água ao sistema. Para otimizar o processo, todas as bombas de captação estão em funcionamento contínuo. A falta de água após atraso em reparo da ETA Cubatão, em Joinville, resultou na suspensão nesta terça-feira das aulas em diversas unidades escolares.
Apoio prioritário aos hospitais
Durante o período de interrupção, a Companhia Águas de Joinville forneceu apoio prioritário a hospitais públicos e privados, unidades de saúde e casas de acolhimento por meio de caminhões-pipa, garantindo o fornecimento de cerca de 600 mil litros de água.
“O período da noite foi importante para voltarmos a abastecer os reservatórios, embora ainda não por completo, mas já obtendo a normalização do abastecimento em vários bairros. Ao longo dessa terça, o sistema continuará se recuperando gradualmente”, explica Sidney Marques Junior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville.
Quais são os bairros mais afetados pela falta de água em Joinville?
Os bairros América, Centro, Distrito Industrial Norte, Dona Francisca, Floresta, Glória, Itaum, Jardim Iririú, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Saguaçu e Santo Antônio são alguns dos que já estão com o abastecimento normalizado.
Já nos bairros Anita Garibaldi, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Comasa, Costa e Silva, Fátima, Guanabara, Iririú, Jardim Paraíso, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Ulysses Guimarães e Vila Cubatão, o abastecimento ainda é parcial e o sistema irá se recuperar gradativamente ao longo dessa terça-feira (19).
O abastecimento completo nos bairros Adhemar Garcia, Boa Vista, Bucarein, Espinheiros, Paranaguamirim e Parque Guarani deve se normalizar até a madrugada de terça para quarta-feira.