Por conta da situação, um tumulto foi registrado na manhã desta segunda-feira (18). Tumulto é registrado no Hospital da Ilha, em São Luís.
Reprodução / TV Mirante
Um grande tumulto foi registrado na manhã desta segunda-feira (18), no Hospital da Ilha, em São Luís. A confusão começou durante a distribuição de senhas para atendimento.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Pacientes que saíram de casa ainda de madrugada, enfrentaram uma situação caótica, com falta de assentos e organização no hospital gerenciado pelo Governo do Estado do Maranhão. Sem lugares disponíveis, a alternativa foi se acomodar como dava, até mesmo no chão e em locais proibidos dentro da unidade.
A principal queixa dos pacientes é a limitação de um único dia no mês para agendamento de consultas, exames e retornos médicos. A grande quantidade de pessoas no hospital em um único horário causou um ambiente tumultuado, o que resultou até na ameaça de intervenção da polícia.
“Aí vão chamar a polícia, não sei pra quê. Parece que nós que somos os marginais. Eu acordei às 3h para estar aqui umas 4h10, porque o carro demorou”, desabafou dona Maria de Jesus Miranda, dona de casa, indignada com a situação.
Pacientes reclamam de desorganização no Hospital da Ilha.
Reprodução / TV Mirante
Outros pacientes, como dona Maria de Fátima Moraes, aposentada, relataram que a situação se repete todos os meses.
“Tem gente aqui que vem do interior, está desde ontem aqui dormindo. Todo mês é essa loucura aqui”, afirmou.
Dona Eranilde Corrêa de Sousa, também dona de casa, atribuiu o problema a mudanças na administração do hospital.
“Logo que comecei, os procedimentos ficavam marcados. A gente saía do consultório do médico e o retorno já ficava marcado para o próximo mês. Aí parece que depois que mudou a direção do hospital começou essa bagunça aqui”.
A direção do Hospital da Ilha não se manifestou sobre o ocorrido à reportagem da TV Mirante. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o agendamento para o retorno dos pacientes é feito na própria unidade, com distribuição de senhas a partir das 7h da manhã, e início do atendimento às 7h30. A SES também destacou que o agendamento para o primeiro atendimento deve ser realizado através do aplicativo Viva Procon, Disque Saúde ou em uma das unidades do Viva Procon.
Leia a íntegra da nota da SES:
“A Secretaria de Estado da Saúde(SES) esclarece que apenas o retorno dos pacientes é agendado na própria unidade, com distribuição de senhas a partir das 7h e início do atendimento às 7h30.
O agendamento para o primeiro atendimento deve ser realizado via App Viva Procon, Disque Saúde ou presencialmente em uma das unidades do Viva Procon.”
Pacientes reclamam de falta de organização no Hospital da Ilha