• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

O que é ASMR, o orgasmo cerebral que poucos conseguem

Se você já navegou pela internet nos últimos anos, provavelmente encontrou vídeos de ASMR, que em inglês significa “Resposta Sensorial Meridiana Autônoma”. Esses vídeos podem incluir sons de sussurros, toques leves ou até objetos sendo manipulados de maneira cuidadosa.

ASMR

Conheça a prática e saiba como ele pode te ajudar – Foto: Canva/Divulgação/ND

Para algumas pessoas, esses estímulos criam uma sensação de relaxamento e até um leve formigamento que começa na nuca e se espalha pelas costas.

Mas o que é ASMR? A prática é uma resposta sensorial a certos estímulos auditivos e visuais que podem provocar um estado de relaxamento profundo.

Embora não seja algo que todos experimentam, estudos indicam que cerca de 20% das pessoas são sensíveis a gatilhos de ASMR, que incluem desde sussurros e sons de estalos até movimentos lentos e repetitivos.

Os benefícios da prática para a saúde

Muitas pessoas relatam que assistir a vídeos da prática ajuda no relaxamento, alivia o estresse e melhora a qualidade do sono.

A especialista Ana Muñoz, com mais de 1,5 milhão de seguidores no YouTube, diz que, mesmo para quem não sente o formigamento característico, o ASMR pode ser útil para relaxar antes de dormir.

De fato, conforme dados do YouTube, a prática é mais consumido à noite, com maior visualização entre 21h e meia-noite.

A professora Judit Subirana Mirete, da Universidade Aberta da Catalunha, localizada na Espanha, também observa que o ASMR tem sido relatado por ajudar pessoas com insônia, ansiedade e até diagnósticos clínicos de pânico e depressão. “O ASMR ainda está sendo estudado, mas já se sabe que pode promover o relaxamento e o bem-estar mental.”

Pessoa com mãos com madeiras acima de microfone

A prática é mais consumido à noite, com maior visualização entre 21h e meia-noite – Foto: Canva/Divulgação/ND

Diferentes tipos de gatilhos de ASMR

De acordo com pesquisas, os estímulos da prática que causam essa sensação podem ser divididos em três categorias:

  • Tato: O formigamento pode ser desencadeado por toques leves, como ao cortar o cabelo ou ao receber um toque suave;
  • Audição: Sons como sussurros, estalos leves e manipulação de objetos são comuns gatilhos auditivos;
  • Visão: Movimentos lentos e cuidadosos também são estímulos visuais eficazes.

Pesquisas mostram que cerca de 75% das pessoas respondem a sussurros, 69% a estímulos de cuidado pessoal e 64% a sons crocantes, como o barulho de papel sendo amassado.

A evolução do ASMR

Empresas de tecnologia e bem-estar também exploram o potencial do ASMR. Dispositivos como o Siri 3, da marca Lelo, respondem a frequências de som em tempo real, permitindo que o usuário adapte o ritmo do aparelho aos sons ASMR que mais promovem relaxamento e bem-estar.

A prática é uma ferramenta acessível e poderosa para promover a calma, aliviar o estresse e até melhorar a qualidade do sono. Explore o fenômeno e descubra se você também é sensível a esses sons relaxantes!

Mulher fazendo asmr em microfone

A prática é uma ferramenta acessível e poderosa para promover a calma, aliviar o estresse e até melhorar a qualidade do sono – Foto: Canva/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.