• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Cúpula do G20 no Rio de Janeiro começa com debates sobre desigualdade e clima; veja programação

O encontro de líderes na Cúpula do G20 ocorre entre esta segunda (18) e  terça-feira (19), no Rio de Janeiro. O evento, que reúne as principais economias do mundo, acontece no Museu de Arte Moderna e vai debater reforma das instituições internacionais, transições energéticas e inclusão social.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é o anfitrião desta edição do evento. Ao término da agenda, o chefe do executivo fará a transmissão da presidência rotativa para a África do Sul.

Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni – Foto: Ricardo Stuckert/ PR/ Reprodução/ ND

O que esperar do primeiro dia?

A cerimônia de abertura será marcada pelo lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, de iniciativa da presidência brasileira. Entre os objetivos da medida, estão a inclusão de 500 milhões de pessoas em programas de transferência de renda e sistemas de proteção social até 2030.

A proposta também prevê a expansão das merendas escolares de alta qualidade para mais de 150 milhões de crianças, em países em situação de fome e pobreza infantil endêmica. No período da tarde, a discussão, restrita aos chefes de Estado e de governo, será sobre a reforma da governança global, tema defendido por Lula.

Na Cúpula do G20, os países vão debater as formas de modernização das instituições, como ONU (Organização das Nações Unidas), FMI (Fundo Monetário Internacional) e Banco Mundial.

O Brasil defende, por exemplo, a revitalização do papel da Assembleia Geral da ONU, inclusive em temas de paz e segurança internacional. Transições energéticas entram em pauta na terça-feira (19).

Encontro de líderes mundiais, da Cúpula do G20, ocorre no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Encontro de líderes mundiais ocorre no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil/ Reprodução/ ND

“O mundo enfrenta uma crise climática sem precedentes, e os países do G20, que representam a maior parte das emissões de carbono, discutirão estratégias para promover uma economia global mais verde e sustentável. O Brasil, que tem se posicionado como líder em questões ambientais na agenda global, defende uma abordagem que considere as realidades locais e o acesso a fontes de energia limpa”, diz o governo.

Declaração dos líderes

A Cúpula do G20 vai contar com a declaração dos líderes. Segundo a gestão federal, está prevista uma mensagem sobre a necessidade de paz ao redor do globo, com foco especialmente nas guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza.

“A declaração de líderes é fundamental, porque ela consolida os resultados da presidência do país e, ao mesmo tempo, amplia o alcance, porque os líderes podem ir mais adiante. Mas, diferentemente das presidências anteriores, a presidência brasileira já foi gerando muitos resultados e decisões ao longo do seu ano”, afirmou o embaixador Mauricio Lyrio, sherpa do Brasil na Cúpula do G20.

“É a mensagem de que precisamos chegar à paz em relação não só a este conflito, mas a todos os conflitos. É preciso ter paz para que nós possamos concentrar atenção política e recursos financeiros naquilo que deveriam ser os objetivos mais altos da comunidade internacional, que é o combate à pobreza e a promoção do desenvolvimento sustentável, inclusive ao combate à mudança do clima”, acrescentou Lyrio.

Ainda, no último dia, está marcada a cerimônia de transmissão da presidência da Cúpula do G20. O Brasil assumiu o comando do bloco em dezembro de 2023 e, agora, vai passar o bastão para a África do Sul, que assume oficialmente em 1º de dezembro.

No encerramento da agenda, Lula passará a presidência do G20 ao presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa

No encerramento da agenda, Lula passará a presidência do G20 ao presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa – Foto: Foto: Ricardo Stuckert/ PR/ Reprodução/ ND

Confira a programação da Cúpula do G20

Dia 18 de novembro (segunda-feira)

  • 8h30 às 10h: chegada dos líderes e recepção pelo presidente e primeira-dama
  • 10h às 13h: lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
  • 13h às 14h30min: almoço de trabalho
  • 14h30min às 18h00: sessão 2 – reforma da governança global
  • 18h às 20h: recepção oficial do presidente Lula e primeira-dama para os líderes

Dia 19 de novembro (terça-feira)

  • 10h30min às 13h: sessão 3 – desenvolvimento sustentável e transições energéticas
  • 13h às 15h: sessão de encerramento e cerimônia de transmissão da presidência do G20 do Brasil para a África do Sul
  • 15h às 16h30min: almoço oficial
  • Tarde (após o almoço): reuniões bilaterais entre os líderes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.