• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Morre Vladimir Shklyarov, um dos maiores bailarinos de todos os tempos, aos 39 anos

Morreu na noite de sábado (16), o bailarino russo Vladimir Shklyarov, um dos maiores nomes mundiais do ballet clássico, aos 39 anos. A morte foi confirmada pelo Teatro Mariinsky, em São Petersburgo, na Rússia, aonde iria se apresentar, mas as causas não foram reveladas.

Vladimir Shklyarov dançando ballet

Vladimir Shklyarov era um dos maiores bailarinos do mundo – Foto: Reprodução/ND

Comitê de Investigação Russo indicou que a “causa preliminar da morte foi um acidente” e que vão investigar o caso, conforme a RIA Novosti, uma agência de notícias estatal.

As informações extraoficiais, conforme divulgado pelo Dailymail, são de que Vladimir caiu do quinto andar de um prédio.

A bailarina Irina Bartnovskaya, amiga de Vladimir, detalhou morte dele como uma “grande tragédia”. Segundo a dançarina, ele saiu para fumar em ‘uma varanda muito estreita’ e caiu cinco andares em ‘um acidente estúpido e insuportável’.

“Ele amava a vida, a família, adorava seus filhos e seu público”, relatou. A bailaria também afirmou que Vladimir estava tomando remédios para dores no pé e se preparava para uma cirurgia.

Vladimir havia se divorciado recentemente da bailarina, com quem teve dois filhos.

Vladimir Shklyarov dançando com Maria Shirinkina

Vladimir Shklyarov dançando com Maria Shirinkina – Foto: Reprodução/ND

Relação conturbada de Vladimir Shklyarov com Putin

O bailarino russo sempre foi abertamente contra a guerra da Ucrânica, apesar da relação próxima com Igor Zelensky, genro do presidente russo, Vladimir Putin.

Em 2022, ele publicou um texto no qual criticava a atuação a força de atuação dos políticos.

“Sou contra a guerra na Ucrânia! Eu sou pelo povo, por um céu pacífico acima de nossas cabeças. Os políticos devem ser capazes de negociar sem atirar e matar civis, para isso eles receberam uma língua e uma cabeça”, escreveu.

“Meu avô, Anatoly Filimonovich, se formou na escola na Ucrânia com uma medalha de ouro, minha bisavó Sonya viveu toda a sua vida em Kiev. É impossível assistir a tudo o que está acontecendo hoje sem lágrimas… Eu quero dançar … Eu quero amar a todos – esse é o propósito da minha vida … Eu não quero guerras ou fronteiras”, completou.

Vladimir Shklyarov posando para foto de perfil

Vladimir Shklyarov começou a carreira na Escola de Dança do Teatro Bolshoi, em Moscou – Foto: Reprodução/ND

A carreira de Vladimir Shklyarov

Nascido em 1945, Vladimir iniciou sua carreira no balé estudando na Escola de Dança do Teatro Bolshoi, em Moscou. Após se formar, ingressou no Ballet do Teatro Bolshoi, onde rapidamente se tornou um dos principais bailarinos da companhia.

Ao longo de sua carreira, Vladimir se apresentou em inúmeros espetáculos de balé clássico, incluindo “O Lago dos Cisnes”, “Giselle” e “O Quebra-Nozes”, e trabalhou com renomados coreógrafos como Yuri Grigorovich.

Ele também foi convidado a se apresentar em várias companhias de balé ao redor do mundo, incluindo o American Ballet Theatre e o Royal Ballet.

Vladimir é conhecido por sua técnica impecável e sua presença cênica carismática. Considerado um dos maiores bailarinos da geração pós-guerra, ele recebeu vários prêmios e honrarias por sua contribuição ao balé, incluindo o título de Artista do Povo da União Soviética.

Após se aposentar como bailarino, Shklyarov passou a trabalhar como professor e coreógrafo, transmitindo sua experiência e conhecimento para as novas gerações de bailarinos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.